José Milagre

Você precisará encarar a transformação digital

10/01/2021 | Tempo de leitura: 3 min

Transformação digital é o processo pelo qual usamos a tecnologia para maximizarmos nossos resultados, desempenho e eficácia nos negócios. Em um ano de retração da economia, encontrar no digital meios para desenvolvimento, não é mais uma opção. E isso vale para profissionais.

Para profissionais?

O quanto sua consultoria está integrada ao digital? Quais processos já consideram a tecnologia para serem mais efetivos? Pessoas e empresas mais digitais sentiram menos o impacto da pandemia. É loucura iniciar 2021 sem pensar a respeito. A transformação digital foi responsável pela transferência das lojas físicas para o e-commerce e por proporcionar o terreno para o surgimento de novos negócios, como os de compartilhamento Uber, Airbnb e Spotify. O volume gigantesco de pesquisas e de informações geradas também formata o novo consumidor. E você precisa estar atento a todo este cenário. Não existe área não impactada.

Transformação digital são ferramentas?

Também, mas não somente. Transformação digital exige a adoção da cultura corporativa digital, uma mudança no pensar. Um dos exemplos são as reuniões, que deixaram de ser físicas e foram para o digital. Do mesmo modo, a redução de reuniões para status report ou discussão de processos, com a capacitação de colaboradores para operarem ferramentas online de gestão de projetos e processos. Para a área de vendas, é criar processos para inbound marketing e de conteúdo, que consideram a importância de leads e de relacionamentos nos processos de vendas. Estes relacionamentos são online...

Como iniciar a transformação digital?

Executar uma transformação digital implica em reestruturar os processos da empresa, que passarão a considerar a cultura digital, sobretudo, para gerar mais produtividade. O negócio precisa ser preparado para que a tecnologia seja o elemento central desta fase. E atenção: Transformação digital não é criar um site ou um perfil no Instagram. Envolve inserir a tecnologia também em processos internos, gerando eficiência, redução de custos e correção de problemas tradicionais com a tecnologia, como a queda de desempenho. O primeiro passo é criar um plano de transformação digital, envolvendo lideranças e gestão. É importante também não descuidar da infraestrutura, com softwares e recursos para que os processos possam ser redesenhados, treinados e se sustentarem.

Alguns pontos para fixar

1. Compreender o cliente: Para isso, é necessário estratégias para coletar informações. 2. Digitalização de processos burocráticos. O que, hoje, na empresa, você pode delegar para a tecnologia? 3. Formatar o modelo digital do negócio. A exemplo, podemos, paulatinamente, oferecer produtos e serviços digitais que antes só estavam disponíveis em meios físicos.

É agora!

Uma pesquisa do IDC Brasil aponta que 42% das empresas têm a intenção de iniciar o processo de transformação digital até 2021. Esta necessidade se acentuou com a mudança causada pela pandemia. Conforme a Fast Company, até 2020 a geração Z representará 40% de todos os consumidores. Eles estão no digital, portanto, pessoas que cobrarão mais mudanças e submetidos a inúmeras ofertas online. Empresas mais digitais serão as mais bem posicionadas. E isso vale para profissionais mais digitais. Já imaginou agregar às suas competências ou setor aportes da transformação digital?

Como você está aplicando a transformação digital?

O que mudou na sua empresa no último ano e quais as inovações que você pretende pôr em prática em 2021? Como o digital te auxiliou na pandemia? Vou ouvir relatos de empreendedores e profissionais e publicar as soluções inovadoras, aqui na coluna. Espero sua contribuição: consultor@josemilagre.com.br

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

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