Geral

Vereador denuncia fechamento de mais de 20 leitos no HB

LARISSA BASTOS
| Tempo de leitura: 1 min

O vereador de Bauru Eduardo Borgo (PSL) procurou a imprensa para denunciar, na tarde desta quinta-feira (14), o fechamento de 22 a 30 leitos clínicos do Hospital de Base (HB). Ele relata que a ação seria em resposta ao corte de 7,6% na verba mensal repassada pelo governo estadual às Organizações Sociais (OS) que administram hospitais públicos, como é o caso da Famesp, responsável pela gestão do HB.

Borgo afirma que as vagas já começaram a ser fechadas nesta semana. "Esses 10 novos leitos clínicos anunciados pela prefeita Suéllen são resposta a uma determinação judicial. Mas, teremos um prejuízo de cerca de 20 vagas. É um absurdo perdermos isso quando há alta na procura por atendimento hospitalar".

Por isso, o vereador pretende convocar uma reunião pública entre os vereadores e outras autoridades para buscar soluções, dentre elas, a autorização para internação de pacientes na rede privada, caso não tenham vagas nos hospitais públicos.

Questionado, o Departamento Regional de Saúde (DRS-6), confirmou que, a partir de 1 de fevereiro, haverá corte no orçamento da OS, mas que, geralmente, isso impacta no setor administrativo e não no serviço assistencial. E ressaltou, ainda, que não foi informado sobre o fechamento de leitos no HB, nem sobre a abertura de novos.

 

Comentários

Comentários