Reinaldo Cafeo

Setor de serviços tem queda de 7,8% em 2020

14/02/2021 | Tempo de leitura: 3 min

O setor de serviços foi o mais impactado pela Covid-19 no ano passado. Dados divulgados na última quinta-feira pelo IBGE apontam recuo de 7,8% no setor se comparado ao ano de 2019. O setor sofreu fortemente as consequências do isolamento e distanciamento social.

Produção industrial recuou 4,5% em 2020

A produção industrial apurou o pior desempenho desde 2016. Teve recuo de 4,5% em 2020 na comparação com o ano anterior. Mesmo com o funcionamento de parte da indústria, pois foram consideradas essenciais e não ficaram sujeitas ao rigor do isolamento e distanciamento social, o tombo foi inevitável.

Comércio apurou alta de 1,2% em 2020

Puxado pelo consumo reprimido das famílias e pelo auxílio emergencial o setor comercial acabou fechando no azul em 2020: alta de 1,2% o ano passado se comparado ao ano anterior. Mesmo no azul foi a menor taxa em 4 anos.

Dezembro surpreendeu negativamente

O varejo brasileiro que tinha previsão de queda de 0,7% em dezembro com o comparativo de novembro do ano passado, surpreendeu negativamente e veio com tombo de 6,1%. Isso preocupa no tocante ao desempenho do PIB do ano passado (a queda pode ser maior do que a projeção de (-) 4,4%), bem como os dados de início deste ano. O abre e fecha das atividades comerciais irão reduzir o desempenho do setor.

O que significa a autonomia do Banco Central do Brasil?

A autonomia do Banco Central do Brasil (BACEN) aprovada no Congresso Nacional introduzirá mudança significativa daquela Entidade. A primeira delas refere-se aos mandatos de seus dirigentes: serão fixos por quatro anos (presidente e os diretores da instituição), não coincidindo com o mandato do presidente do País. A ideia é que o BACEN tenha uma gestão técnica e não esteja sujeita a interferências políticas.

Transição

Pelo que foi aprovado o mandato fixo de quatro anos será distribuído de forma escalonada. A gestão do presidente do Banco Central teria início no dia 1º. de janeiro do terceiro ano de mandato do Presidente da República. Dos oito diretores que compõem o colegiado do Banco Central dois começariam em 1º. de março do primeiro ano de mandato do Presidente da República; outros dois, em primeiro de janeiro do segundo ano; dois no dia primeiro de janeiro do terceiro ano e, finalmente, dois no dia primeiro de janeiro do quarto ano de mandato do Presidente da República.

Segurança aos agentes econômicos

A autonomia do Banco Central traz segurança aos agentes econômicos. As decisões de política monetária não estariam sujeitas as decisões políticas e de curto prazo, até casuísticas. Com esta mudança, a autoridade monetária tomará as decisões necessárias para atingir os objetivos traçados no tocante ao cumprimento de metas de inflação e de toda política monetária (aumentar ou diminuir juros, estabelecer política dos compulsórios, entre outras). Nos EUA, o Banco Central é autônomo e o modelo é eficaz.

Juros: alta em março

O presidente do Banco Central, Campos Neto, declarou que o mercado fez leitura equivocada da ata do Copom ao entender que alguns diretores do banco teriam sinalizados com alta de juros em janeiro. Ele lembraque o tema será discutido em março, próxima reunião do Comitê. Lembrando que na primeira reunião deste ano o Copom manteve a taxa de juros em 2% ao ano e que o mercado projeta taxa de 3,5% na virada do ano.

Mude já, mude para melhor!

Quantas mortes próximas de cada um de nós, não é? De repente aquilo que em nosso imaginário parecia distante, que se daria somente na velhice, começou a ficar muito real. As mortes pela pandemia de covid-19 e outras enfermidades, têm deixado lições, indicando que de um lado não podemos esmorecer e ter energia para viver, de outro lado demonstra a nossa pequinês. Diante deste cenário o indicativo é que cada um de nós "baixe a bola" parando de imaginar que somos imortais. Sem soberba, mas com humildade sejamos capazes de realizar o bem e fazer de tudo para construir a felicidade. Sempre é tempo para mudar. Mude já, mude para melhor!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.