Reflexão e Fé

Nomes de Deus

Hugo Evandro Silveira Pastor Sênior - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

25/04/2021 | Tempo de leitura: 4 min

O grande propósito da existência humana, creia ou não, é glorificar a Deus. E essencial em nossa glorificação a Deus é o conhecimento de Deus. Em outras palavras, uma vida que rende glória a Deus está intimamente ligada ao conhecimento de Deus. O Senhor Jesus disse em João 17.3: "E esta é a vida eterna: QUE ELES TE CONHEÇAM, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste".

A Bíblia revela os muitos nomes do Deus único na pluralidade do seu ser. Os nomes de Deus nas Escrituras constituem a revelação adicional do seu caráter, suas obras e seu relacionamento com suas criaturas. De forma singular, o nome de Deus declara sobre sua pessoa. Podemos conhecer a Deus não apenas em suas obras, mas também através de seus nomes revelados nas Escrituras que dizem muito do seu santo ser.

Em nossa cultura ocidental do século 20, os nomes pessoais são pouco mais do que rótulos para distinguir uma pessoa da outra, mas isso é um reflexo muito pobre do significado dos nomes na Bíblia. Nas Escrituras, o nome de uma pessoa identificava e representava algo específico. Inclusive, Deus frequentemente mudava os nomes de seus servos: Abrão para Abraão, Sarai para Sara, Jacó para Israel.

A respeito do próprio Deus, há uma série de casos no relato bíblico que nenhum dos Nomes de Deus é empregado, mas simplesmente o termo "Nome": Abraão invocou o "Nome" do Senhor (Gênesis 12.8; 13.4). O Senhor proclamou seu próprio "Nome" (Êxodo 33.19; 34.5). Israel foi advertido contra profanar o "Nome" do Senhor (Levítico 13.21; 22.2,32). O "Nome" do Senhor não devia ser tomado em vão (Êxodo 20.7; Deuteronômio 5.11). Invocar o "Nome" do Senhor era adorá-Lo como Deus (Gn 21.33; 26.25). Logo, frases como "o 'Nome' do SENHOR" ou "o 'Nome' de Deus" referem-se a não um nome específico, mas a todo o caráter de Deus, incorpora por inteiro a pessoa bendita de Deus.

No Novo Testamento o Nome Jesus é usado de forma semelhante ao Nome de Deus no Antigo Testamento: A salvação é por meio do seu Nome (João 1.12), Os cristãos devem reunir-se em seu Nome (Mateus 18.20). A oração deve ser feita em seu Nome (Jo 14.13,14). O servo do Senhor que leva o Nome de Cristo será odiado (Mt. 10.22). O livro de Atos faz menção frequente de adoração, serviço e sofrimento no Nome de Jesus Cristo (Atos 4.18; 5.28, 41; 10.43; 19.17). É perante o Nome de Jesus que um dia todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor (Filipenses 2.10,11). Portanto, assim como o Nome de Deus no Antigo Testamento falava do caráter santo de Deus, o nome de Jesus no Novo Testamento fala do caráter santo de Deus.

No Texto hebraico (AT) Deus é revelado na forma plural de "Elohim", que no original grego (NT) é Theos (Deus único) no sentido de majestade, de força, soberania, que aponta para a Trindade. Do composto El deriva-se nomes que revelam o caráter de Deus: El Shaddai: O Deus Todo Poderoso. El Elyon: O Deus Altíssimo. El Olam: O Deus Eterno, imutável. No original hebraico Deus também é revelado Yahweh (??????? - YHWH) transliterado para o "SENHOR É", o "EU SOU", o Deus eterno, independente e autoexistente, (???? -Adonay: o meu Senhor) registrado no original grego (NT) como kurios (κυριος). Seu nome revela Seu caráter e poder: Yahweh Jireh: O Senhor proverá. Yahweh Nissi: O Senhor é minha Bandeira. Yahweh Shalom: O Senhor é Paz. Yahweh Sabbaoth: O Senhor dos Exércitos. Yahweh Maccaddeshcem: O Senhor seu Santificador, retratando Deus como quem separa seu povo para o seu propósito. Yahweh Ro'i: O Senhor meu Pastor. Yahweh Tsidkenu: O Senhor é a Justiça. Yahweh Shammah: O Senhor Presente. Yahweh Elohim Israel: O Senhor, o Deus de Israel.

Deus é incompreensível e ilimitado. Tudo pode e faz. Ainda que estejamos em meio a tantas tribulações na terra, onde milhares de vidas estão sendo ceifadas diariamente, Deus continua sendo Deus, o único Deus Verdadeiro, Transcendente, Salvador e Poderoso. A autoridade e supremacia pertence a Deus conforme revelado em seu caráter pelo seus Nomes. Por fim, a revelação do Novo Testamento esclarece que por meio da fé em Cristo, Deus se torna Pai pessoal de todo aquele que crê no nome do SENHOR. Então, os Nomes de Deus enfatizam seu cuidado amoroso, provisão, disciplina e a maneira como devemos conhecê-lo e relacionarmos reverentemente a Ele. E nisso tudo, a expressão máxima do Nome de Deus, revelado aos homens, é Jesus Cristo, em que todo aquele que confessar esse Nome, será salvo.

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

59 anos atuando Soli Deo Gloria

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.