Viver Bem

Minhoca, gafanhoto, olho de cabra... vai encarar?

Jan Niklas
| Tempo de leitura: 2 min

Você seria capaz de encarar um prato de minhocas vivas? Ou que tal uma entrada com olho de cabra cru? No programa "No limite", este é um dos desafios: comer pratos nada convencionais. Se para o paladar médio do brasileiro essas opções podem não soar tão apetitosas à primeira vista, especialistas afirmam que esses alimentos podem ser ricos em nutrientes e saudáveis, desde que tomados cuidados de higiene e com preparação correta.

Antes mesmo de iniciar a degustação de um iguaria "exótica" para nossos hábitos, a nutricionista Camilla Estima alerta para o cuidado de tratar com respeito alimentos que não conhecemos para não cair numa postura preconceituosa com outras culturas. "Nos dá estranheza consumir insetos, por exemplo, algo bastante aceitável na cultura oriental. Pratos da nossa cultura também podem ser vistos como exóticos por outros povos."

Feita a ressalva, vamos para o menu: olho de cabra, minhoca viva, fígado cru e gafanhoto. Segundo nutricionistas, esses alimentos nada convencionais por aqui podem, sim, ser aliados de uma alimentação saudável, desde que seguidas algumas recomendações. A principal é sobre o cozimento.

A nutricionista Gabriela Cilla afirma que ingerir os alimentos crus nunca é recomendado, pois os produtos podem estar contaminados com vermes, vírus como da toxoplasmose e hepatite, e podem causar doenças graves nos seres humanos. "É extremamente importante o alimento passar por um processo de cocção, pois quando a gente leva um alimento à alta temperatura, diminuímos razoavelmente as chances de transmissão de bactérias", diz Cilla.

Tomados esses cuidados, tanto o olho de cabra (prato típico do Marrocos) quanto o fígado são fonte de proteínas, vitaminas e minerais importantes, podendo trazer benefícios para o tratamento de alguns problemas de saúde, como a anemia. Quem ainda sim quiser provar pratos que contenham carne ou ovo cru, só deve fazê-lo conhecendo a procedência dos produtos e se foram manipulados seguindo regras de higiene e armazenamento.

"Rica em proteína, vitaminas e sais minerais, a minhoca já vem sendo consumida pelo homem há milhares de anos, na forma de farinha, como ingredientes de sopas, em receitas de doces e assados", diz a nutricionista Izabela Freitas.

Comentários

Comentários