Geral

UPA Geisel passa a atender somente casos de Covid-19


| Tempo de leitura: 2 min

Diante da crise da saúde pública na cidade, a Prefeitura de Bauru resolveu mudar o fluxo de atendimento para tentar aliviar a sobrecarga. A Secretaria Municipal de Saúde informa que, a partir das 19h desta quarta (16), a UPA do Geisel/Redentor passa a ser exclusiva a casos graves suspeitos ou confirmados de Covid-19, com 'porta fechada', ou seja, atenderá somente encaminhados por ambulância. O local contará com 35 leitos com suporte ventilatório.

Trata-se da primeira UPA direcionada apenas ao novo coronavírus da cidade. A alteração se deve ao aumento do número de casos e internações em decorrência da doença nos últimos dias, conforme o JC vem noticiando.

A unidade também seguirá com os atendimentos pediátricos gerais, este com 'porta aberta', ou seja, de pessoas que chegam diretamente na UPA. "Vale destacar que será feita a total separação dos espaços destinados para a Covid-19 e para a pediatria, com equipes diferentes, para que o atendimento pediátrico ocorra com segurança", destaca, em nota, a pasta.

SEPARAÇÃO CRITERIOSA

A rede de urgência também passará a fazer a separação criteriosa dos pacientes, afirma a Secretaria de Saúde.

Casos leves a moderados de Covid-19, suspeitos ou confirmados, devem ir para as UBSs de referência, que são as da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota.

Já os atendimentos gerais, de outras patologias, que não se enquadrarem na urgência e emergência, classificados como 'azul', deverão ser direcionados para a rede básica (veja como fica o fluxo de serviços no quadro acima).

Um dos questionamentos é de que, com as mudanças, não há mais 'porta aberta' a casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 após o horário de fechamento das UBSs. De acordo com a pasta, durante a madrugada, essas pessoas podem procurar alguma UPA. Se o quadro for leve, ela será orientada a ir até uma unidade básica assim que abrir. Se for grave, será levada para a UPA do Geisel ou ao 'mini-hospital'.

"As alterações visam melhorar o atendimento aos pacientes, tanto de casos de Covid-19 quanto de outras patologias, de forma a agilizar e dar mais qualidade aos serviços", conclui a Secretaria de Saúde.

NOVOS MONITORES

A Prefeitura de Bauru recebeu dez camas automáticas e oito monitores multiparamétricos, enviados pelo Ministério da Saúde. Os equipamentos chegaram nesta terça-feira (15), e serão usados na UPA do Geisel/Redentor para o tratamento dos casos de Covid-19 a partir desta semana.

Comentários

Comentários