
Bocaina - Apesar da pandemia, que inviabilizou pelo segundo ano consecutivo a realização da Festa de São João em Bocaina (69 quilômetros de Bauru), prefeitura e Paróquia de São João Batista se mobilizaram para manter a tradição da passagem de fiéis descalços sobre o braseiro da fogueira nos primeiros minutos desta quinta-feira (24), data dedicada ao santo padroeiro da cidade. Apenas um corajoso encarou o desafio e, de acordo com a Defesa Civil Municipal, não sofreu queimaduras.
Assim como nos demais anos anteriores ao início da pandemia, a travessia ocorreu à 0h e foi precedida da bênção da fogueira e levantamento do mastro de São João na praça da Igreja Matriz. Toda a programação foi transmitida ao vivo pelo Facebook da paróquia, que também organizou drive thru para comercialização de comidas e bebidas típicas deste período do ano.
Um pouco antes, às 19h30, dom Eduardo Malaspina, bispo da Diocese de São Carlos, celebrou uma missa em homenagem ao padroeiro na Igreja Matriz, também exibida de forma online. A celebração contou com presença de fiéis limitada a 25% da ocupação e só pôde ser realizada porque o Executivo publicou decreto na terça-feira (22) autorizando uma missa durante a semana, das 19h às 21h.
Até então, por conta de decreto municipal, as celebrações religiosas em Bocaina só poderiam ocorrer aos domingos. Ontem, durante o dia, missa foi celebrada no coreto da praça central e carreata com o santo percorreu as ruas abençoando os fiéis e arrecadando alimentos para as famílias carentes. A programação também contou com venda de bolo do padroeiro.