Coluna Animal

Cuidados básicos com pets roedores

24/07/2021 | Tempo de leitura: 6 min

A Coluna Animal dessa semana vai tratar dos cuidados básicos que os tutores dos pets roedores devem ter com os mesmos nos dias frios que, inclusive, podem apresentar um quadro chamado torpor, aparentando estarem mortos.

Raquel de Melo Simionato e Carvalho Carreira, médica veterinária formada pela Universidade de São Paulo (USP) e membro da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (Abravas), nos traz algumas orientações a respeito desses animaizinhos. Os roedores mais comuns como pets são os hamsters (sírios e anões russos), os ratos, os camundongos (também chamados de topolinos), os gerbis, os porquinhos-da-Índia e as chinchilas. Os coelhos são os mamíferos exóticos mais comumente tidos como pets, mas eles não são roedores, são lagomorfos (primos dos roedores). É comum vermos as pessoas dizendo que compraram um hamster chinês. Acontece que o hamster chinês é bem raro aqui no Brasil, o que ocorre é que as pessoas chamam erroneamente por hamster chinês o hamster anão russo.

Em relação a alimentação e alojamento dos pets, Raquel explica que a primeira coisa que é que é mito que coelho só come cenoura! Cenoura só pode ser fornecida em poucas rodelas como petisco de vez em quando. Outro mito é achar que mix de sementes é ração, NÃO É! Mix de sementes prontos não devem ser fornecidos de forma alguma! Existem rações peletizadas para cada espécie e elas devem ser fornecidas para que haja uma dieta balanceada. Coelhos e porquinhos-da-Índia têm uma alimentação bastante semelhante, seu principal alimento deve ser feno de tifton (capim seco), seguido de verduras verde-escuras e ração própria para a espécie, em quantidade controlada. Frutas devem ser fornecidas apenas como petiscos em quantidade bem pequena. A veterinária não costuma recomendar feno de alfafa devido à quantidade de cálcio que possui, que pode gerar problemas futuros. Chinchilas também devem comer feno e ração própria para a espécie, deixando frutas como petisco. Ratos e camundongos devem comer ração própria para ratos. Hamsters e gerbis possuem rações para suas próprias espécies também. Coelhos e porquinhos-da-Índia não devem jamais ser criados em gaiolas. Podem ser feitos cercadinhos para eles, com telas de aramado (aquelas usadas para expositores em lojas). Chinchilas e ratos vivem em gaiolas gigantes, com muitos andares. Hamsters, gerbis e camundongos vivem bem em terrários de pelo menos 80cm x 40cm x 40cm. Para hamsters e camundongos, também podem ser feitos alojamentos com caixas organizadoras de 60cm x 40cm x 40cm acopladas uma a outra. Importante destacar que todas essas espécies são presas na natureza e, por isso, precisam de locais de fuga (esconderijos) em seus alojamentos, como tocas, para se manterem bem. Chinchilas, hamsters, camundongos e gerbis gostam bastante de rodinhas, mas deve-se comprar uma roda grande o suficiente para que a coluna de seu animal fique reta na hora de correr, por exemplo para hamster o ideal é uma rodinha de pelo menos 21cm de diâmetro. A médica veterinária ainda acrescenta que “uma frase que amo dizer: o alojamento do seu animal é o mundo inteiro dele! Você pode ter mais de um cômodo na casa e sair na rua, ele só tem o alojamento dele, não pode sair. Então, capriche, dê o seu máximo para ser o melhor possível.”

Em relação aos cuidados específicos com os roedores no frio, Raquel explica que cada espécie tem uma temperatura ideal em que vive, porque cada uma tem origem em um país diferente. Coelhos e porquinhos-da-Índia gostam de temperaturas mais amenas, então eles toleram bem temperaturas em torno de 18ºC e podem sofrer nos dias de calor intenso, mas nesses dias em que as temperaturas estão bem baixas é importante mantê-los em locais fechados e aquecidos. Cuidado com roupinhas, pois podem roê-las e engoli-las, o que pode virar caso de cirurgia para remover.

As chinchilas vieram de regiões muito frias e por isso precisam ser mantidas em ambientes climatizados com ar condicionado 24h por dia, em torno de 18 a 22ºC.Ratos, camundongos, gerbis e hamsters devem ser mantidos dentro de casa, em locais fechados e aquecidos, livres de corrente de ar gelado. Eles gostam muito de se entocar, então uma boa alternativa é fornecer bastante papel higiênico picado para que possam fazer ninhos.

Caso o roedor pareça estar morto, a veterinária explica que os hamsters sírios que ficam expostos ao frio (abaixo de 13ºC) podem entrar em estado de torpor. Basicamente, eles não são adaptados a temperaturas tão baixas e seu metabolismo diminui tanto que eles ficam como que “desmaiados”, em algo parecido com uma hibernação. Mas, diferente da hibernação que é um processo natural e planejado, o estado de torpor não o é, então eles têm dificuldade de sair desse estado e acabam morrendo. Caso encontre seu hamster nesse estado, você deve levá-lo imediatamente a um médico-veterinário especializado, pois ele corre sério risco de vida. É super importante manter seus animais em locais fechados e aquecidos, longe de correntes de vento, principalmente durante à noite.

A respeito da castração, para coelhos é recomendada a castração, independente do animal viver sozinho ou em grupo, pois eles também podem desenvolver problemas reprodutivos (tumores testiculares, tumores de ovário, tumores de mama, piometra etc...) e podem ocorrer brigas entre animais do mesmo sexo. Para os roedores, nós não costumamos realizar castrações preventivas, apesar de serem possíveis de serem realizadas. O que fazemos é não juntar animais de sexo oposto e sempre respeitar o comportamento da espécie, para prevenir brigas. Então, ratos e porquinhos-da-Índia vivem bem em grupos do mesmo sexo, assim como camundongas vivem bem em grupos apenas de fêmeas, gerbis e chinchilas convivem bem em duplas ou trios do mesmo sexo, camundongos machos e hamsters devem viver completamente separados (um animal por alojamento), pois são bastante territorialistas e brigas são frequentes.

Além de tudo isso, a veterinária elencou uma série de mitos a respeito desses animais:

Mitos na criação desses bichos:

- Coelhos e porquinho-da-Índia vivem em gaiola;

- Pequenos roedores podem ser criados em gaiolas pequenas;

- Criar mais de um hamster em uma gaiola só;

- Coelho só come cenoura;

- Mix de semente é ração;

- Coelhos e roedores não sentem frio, posso criar em qualquer lugar;

- Coelhos são roedores;

- Hamster chinês ser comumente vendido no Brasil;

- Não existe castração pra coelho;

- Tem que cruzar primeiro, antes de castrar/separar macho de fêmea.

A Comissao de Proteçao e Defesa Animal e o Conselho Municipal de Proteçao e Defesa Animal orientam que os tutores sempre levem seus pets para consultas veterinárias regularmente, e não somente quando o mesmo apresentar alguma enfermidade. No caso dos roedores e coelhos, temos médicos veterinários especialistas para fazer um check up no pet frequentemente.

Thaís Viotto

Presidente do Conselho Municipal de Proteçao e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal de Bauru (CPDA OAB Bauru)

E mail: comupda@gmail.com

Facebook: www.facebook.com.br/comupda.bauru

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.