Os olhos marejados de Renato Carlos dos Santos, 48 anos, ao descer da cabine de seu caminhão, após transportar a imagem de São Cristóvão, neste domingo (25), Dia do Padroeiro dos Motoristas, pelas avenidas de Bauru, representaram um pouco da emoção das centenas de pessoas que participaram da carreata, que teve início na sede do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Bauru e Região (Sindbru) e terminou em frente à paróquia de São Cristóvão com a benção dos veículos.
Renato Carlos é motorista há 22 anos, sempre participou das comemorações do padroeiro, mas a emoção este ano foi bem maior, segundo ele. “Eu participo da carreata todos os anos, mas hoje foi excelente, porque foi o primeiro ano que pude transportar a imagem do santo, o padre e receber a primeira benção. Transporto de tudo pelo país todo, sempre me sinto protegido, mas agora me sinto mais protegido ainda”, afirmou.
A benção dos veículos e motoristas foi dada pelo padre Marcos Pavan, na avenida Nossa Senhora de Fátima, logo após a chegada da imagem na quadra da Igreja São Cristóvão, no Jardim América. Para o pároco, retomar o evento após a suspensão no ano passado, devido à pandemia, foi um momento muito especial pela demonstração de fé das pessoas. “É uma alegria muito grande. Estamos tendo a resposta dos fieis para nosso padroeiro, estávamos precisando deste evento para alegrar a nossa caminhada e mostrar nossa fé, principalmente neste momento tão difícil”, comentou.
A benção dos automóveis seguiu durante a manhã devido à grande quantidade de carros e caminhões participantes. Após um intervalo esta prevista para ser retomada às 15h e seguir até às 17h30.
NAS ESTRADAS
Os motociclistas Jefferson Fagundes, 57 anos, e o casal Amanda Rodrigues, 37 anos, e Luís Alberto Salaky, 40 anos, também participaram da carreata em busca de proteção.
Amanda e Luís participam há vários anos do evento como forma de se sentirem mais seguros com a grande paixão, que é rodar pelas estradas . “É sempre bom contar com essa proteção”, afirmou Amanda.
Jefferson, que além da paixão pelas estradas é caminhoneiro, também é devoto de São Francisco. “Ele carregou Jesus , então a fé e o simbolismo é muito forte, nos dá uma paz enquanto estamos nas estradas”, disse.
Rodrigo Bueno, 42 anos, estava com a esposa Gisele Bueno, 38 anos, e o filho João Lucas Bueno, 8 anos, ainda na concentração da carreata para não perder nenhuma parte do evento. Rodrigo disse que levou o filho porque, além de expressar o respeito pelo santo protetor, João Lucas poderia aproveitar para ver os caminhões, que ele adora.
FESTIVO
Com a paróquia limitada a receber apenas 200 pessoas, três missas serão realizadas neste domingo, uma pela manhã e duas às 12h30 e às 19h, sendo que a última será celebrada pelo bispo dom Rubens Sevilha.
Até às 14h está funcionando um drive thru, atrás da igreja, para a retirada do almoço festivo. Cada kit custa R$ 50,00 e serve até duas pessoas com arroz carreteiro e dois espetos . O dinheiro será revertido para a manutenção da igreja. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3234-6429 e (14) 99172-7755.