O prefeito de Jun, comunidade autônoma da Andaluzia, na Espanha, administra diversos serviços da cidade nas plataformas de mídia social e pelo WhatsApp. Se uma pessoa vê uma luz da rua quebrada, por exemplo, ela envia uma foto por WhatsApp ou a publica com o endereço correspondente e marca o prefeito. Este, então, marca o responsável pelo conserto das luzes da rua, o qual responde com uma foto quando a luz é consertada. Imediatamente, o prefeito não apenas comunica a pessoa que o problema está resolvido, como também lhe envia a foto, que o morador beneficiado compartilha com os amigos nas redes sociais, amplificando a divulgação positiva do prefeito e da prefeitura.
NOVA REALIDADE
Apresentar essa nova realidade da moderna comunicação governamental foi um dos tópicos que tive o prazer de, na quinta-feira da semana passada, abordar no Workshop ao vivo com o tema “Comunicação governamental eficiente pós-covid”, com a participação de prefeitos e vice-prefeitos. No evento – promovido com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do estado de São Paulo –, dialogamos sobre a importância de comunicação empática, escuta ativa, comunicação interpessoal, mídia tradicional e as novas plataformas de comunicação proporcionadas pela web, que representam uma grande oportunidade para os governos municipais se relacionarem de forma transparente e mais próxima com a sociedade, nesse momento de pandemia em que a população está fragilizada e necessita de apoio e proteção por parte do poder público.
COMUNICAÇÃO ENVOLVENTE
Isso requer, por exemplo, o uso da mídia social como uma via de mão dupla, envolvente, não apenas para transmitir mensagens. Exige mudança de mentalidade, de uma comunicação unilateral para uma conversa bilateral, focando no conteúdo com o qual os internautas queiram se envolver. Tem de responder a todas as dúvidas e preocupações que chegam nas redes sociais, além de monitorar os tópicos sobre os quais as pessoas estão falando a respeito das ações da prefeitura nas redes sociais. Cada vez mais, isso significa ouvir – e corrigir – informações incorretas que podem se espalhar mais rápido do que nunca.
INTEGRAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES COM A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
De acordo com as pesquisas recentes em marketing político e comunicação eleitoral, os líderes políticos mais inovadores não veem as comunicações como algo separado dos serviços que a cidade oferece. Em vez disso, encontram maneiras de integrar os dois.
Uma dica para as administrações municipais é buscar orientação por meio de consultoria especializada para entender as novas linguagens da comunicação governamental e aproveitá-las em benefício da própria comunidade. Compreender o quanto antes a profundidade dessa transformação e colocá-la em prática é vital para a construção de uma sociedade mais inclusiva e cidadã, além de gerar transparência, confiança e aprovação da administração municipal.
Contato com a Coluna
Se você curte a Coluna, compartilhe em suas redes sociais. E que tal sugerir o próximo artigo? Envie sua sugestão para o e-mail kleber@spcentro.com.br ou por meio do formulário no meu site: www.klebersantosconsultor.com.br e, quem sabe, ela será o próximo tema da nossa Coluna.