l Então vamos à parte prática
- Reúna todos os livros que você tem na sua casa, pois, para organizarmos, precisamos ter a noção da quantidade, do tamanho do seu acervo.
- Defina o local onde será organizada a biblioteca - sabendo a quantidade, fica mais fácil definir o espaço, e muito mais fácil de organizá-los. O ideal são prateleiras ou nichos que sejam bem arejados para que não abafe os livros. Evite colocar em caixas ou locais com pouca ventilação, e principalmente locais que não peguem umidade, para não mofar e danificar.
- Selecione quais devem ficar e quais podem ser doados, já que livros são necessários a todos! Sempre terão pessoas interessadas se eles não forem mais úteis a você.
Depois que você estiver só com os que te interessam, é hora de limpar, tanto o espaço, como os livros. Tire bem o pó, passe um pano úmido e deixe secar muito bem, lembre que livros e umidade não combinam. Se precisar utilize um pincel para tirar a poeira dos mais antigos e delicados.
l Agora inicie a categorização, você pode fazer por
- Tamanho - É ideal para quem tem espaço pequenos.
- Cor - utilize a paleta de cores, particularmente, não acho ideal… mas ficou muito conhecida pela série do Netflix: A arte de organizar.
l As duas opções não são nada práticas, porém visualmente agradam, principalmente aos designers de interiores e arquitetos.
- Gênero - ficção, poesia, didáticos e, infantis…
-Tema - negócios culinária, romances, educação, viagem, negócio, moda, marketing…
- Lidos e não lidos - para quem possui uma biblioteca muito vasta e tem grande frequência de leitura.
l A partir desta primeira categorização, você pode subcategorizar por
- Ordem alfabética, me agrada bastante.
- Autor - também gosto, acho bem interessante e facilita na hora da busca.
- Editora - algumas pessoas gostam dessa referência.