Geral

Bom Prato retoma refeição presencial e encerra atendimento aos domingos

Tisa Moraes
| Tempo de leitura: 2 min

O funcionamento do Bom Prato em Bauru sofreu alterações nesta segunda-feira (30) e, já a partir desta semana, deixará de abrir aos domingos e feriados. Outra mudança é a retomada do fornecimento de refeições para consumo dentro da unidade nos horários do café da manhã e almoço. Agora, portanto, a retirada de marmitas permanece somente para o período do jantar. O restaurante fica na rua Primeiro de Agosto, 9-47, Centro.

Por meio de nota, a Secretaria de Desenvolvimento Social informou que, a partir de 1 de setembro, todas as 59 unidades do Bom Prato passarão a receber o público nos salões. A pasta informou, ainda, que monitora o serviço permanentemente, visando evitar excedentes ou demanda reprimida para garantir o uso eficiente dos recursos públicos.

Conforme o JC apurou, a decisão do governo do Estado leva em conta o atual momento da pandemia, que registra redução da quantidade de casos, internações e mortes por Covid-19, com retomada das atividades econômicas sem restrições de horário ou capacidade de público. Considerando, contudo, a crise econômica do País e o aumento do custo dos alimentos para as famílias, a informação é de que demanda, ao menos na unidade de Bauru, não diminuiu nestas últimas semanas.

Apesar disso, o restaurante, conhecido por vender refeições completas a R$ 1,00, não abrirá mais as portas aos domingos e feriados. Agora, o atendimento ocorre de segunda a sábado, com café da manhã e almoço servidos dentro do salão a partir das 7h e das 10h30, respectivamente. Já as marmitas do jantar começam a ser comercializadas a partir das 17h em frente o estabelecimento.

FUNCIONAMENTO

Em Bauru, Araçatuba, Barretos, Botucatu e Franca, as unidades do Bom Prato são geridas pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Programas de Integração e Assistência à Criança e Adolescente (Aelesab). De acordo com a assessora de comunicação da entidade, Rosi Santini, por decisão do governo estadual, a entrega de marmitex foi adotada por todos os restaurantes no início da pandemia.

Na mesma época, eles também passaram a oferecer jantar e a abrir aos fins de semana, como forma de atender a necessidade básica de alimentação de parte da população em um cenário de aumento do desemprego e de perda de renda.

"Agora, com a retomada do comércio, bares e restaurantes, voltamos a atender presencialmente. Não temos mais marmitas no café e almoço, somente no jantar, e o funcionamento passa a ser de segunda a sábado. Em Bauru, são 300 refeições em cada um dos períodos do dia", detalha.

Ainda de acordo com Rosi, todos os dias, 50 cadastrados no Centro de Referência Especializado em População de Rua (Centro Pop) têm acesso gratuito às três refeições produzidas pelo Bom Prato.

 

Comentários

Comentários