Lençóis Paulista - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, desde segunda (20), o início dos testes da Usina Termelétrica Bracell, localizada em Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru). Com capacidade instalada de 420 megawats, segundo a Aneel, a UTE Bracell se tornará a maior usina movida a biomassa no País, com geração de excedente suficiente para atender cerca de 3 milhões de pessoas por 1 ano.
A previsão é de que os testes terminem entre os meses de outubro e novembro. A autorização coincide com o anúncio do início da operação da unidade do Projeto Star (leia matéria abaixo).
A Aneel explica que a UTE é composta por três unidades geradoras, operando em sistema de cogeração, e movida a partir dos resíduos da produção de celulose solúvel.
"A usina faz parte de um complexo para a produção de celulose solúvel que será autossuficiente em energia, e com capacidade de transferir excedentes de geração limpa e renovável ao Sistema Interligado Nacional - SIN", informa em nota.
De acordo com a Bracell, em maio, com a conclusão de uma subestação de energia SE 440kV (quilovolt), a empresa se conectou à rede nacional. "Foi necessária a construção de um trecho aproximado de 4,5 km de linha de transmissão em circuito duplo, por meio de seccionamento em uma linha da rede básica de energia já existente, sob concessão da ISA CTEEP, e que liga os municípios de Bauru e Sorocaba", revela.
"A subestação tem capacidade instalada de transformação de 420MVA, sendo três transformadores de 140MVA cada, suficientes para suprir a fábrica durante a fase de testes e, após a entrada em operação, permitir a exportação do excedente de 180 MV (megawatt) gerados no Projeto Star, energia suficiente para o atendimento a 750 mil residências, ou cerca de três milhões de pessoas", completa a empresa em nota.