
Já parou para pensar qual foi o primeiro carro do mundo? Há quem aposte no Ford Model T. Criado por Henry Ford em 1908, ele foi pensado para ser acessível, simples de operar, durável e foi o pioneiro a ser comercializado. Mas segundo matéria do Canaltech, não foi o número 1 da história.
Em 1870, 30 anos antes de Ford, o austríaco Siegfried Marcus criou o primeiro carro do mundo. Com características rústicas, era movido a combustão. A invenção de Marcus pode ser considerada como o pioneira, destaca o Canaltech. Depois de 14 anos, em 1884, o francês Édouard Delamare-Deboutteville desenvolveu o segundo: um automóvel alimentado por petróleo, equipado com motor cilíndrico, quatro rodas e transmissão por correntes para as rodas traseiras.
Mas, então, por que estes dois últimos, precursores de Ford, foram oficialmente desconsiderados como os primeiros da história? O do francês foi desclassificado por não ter sido produzido em série. Já o do austríaco por conta do regime nazista alemão. Como aponta a matéria do Canaltech, as enciclopédias foram obrigadas a retirar o nome de Siegfried Marcus por ele ser judeu. Agora, os acontecimentos registrados estão sendo revisados.