Viver Bem

Os riscos e vantagens do jejum intermitente

Evelin Azevedo
| Tempo de leitura: 2 min

Ficar horas, às vezes um dia inteiro - ou, nos casos mais radicais, até mais tempo sem comer. É assim que funciona a dieta mais popular no Brasil e nos Estados Unidos, o jejum intermitente. Agora, ela ganhou mais força ainda com o apoio da tecnologia de ponta, na forma de aplicativos de celular que ajudam a cumprir as regras radicais do regime.

Em inglês e português, os apps (veja alguns exemplos ao lado) não se limitam a alertar sobre os horários de comer e jejuar. Entre os recursos sofisticados, explicam em tempo real como o corpo reage durante os períodos sem comida, contabilizam a quantidade de água ingerida (tomar líquidos é primordial no jejum), dão cardápios variados e emitem mensagens de relaxamento para os usuários.

A lógica geral do regime é a seguinte: intercalar momentos de pausa com de alimentação faria com que os estoques de gordura fossem mais facilmente eliminados e promoveriam um ambiente metabólico favorável à saúde. O método estourou em 2013, com o lançamento do livro "A dieta dos 2 dias", escrito pelo médico inglês Michael Mosley. Com o tempo, saiu de moda, para recentemente voltar a explodir.

A dieta descrita por Mosley tem a seguinte cartilha: a pessoa se alimenta normalmente por cinco dias da semana (fast food não está liberado) e nos outros dois dias a ingestão deve ser restrita a 500 calorias. Pode-se beber água, chás e café, desde que sem a adição de açúcar ou adoçante.

Hoje, são vários protocolos de jejum intermitente, em que o período sem comer pode variar de 14 a 24 horas. Normalmente, a suspensão de alimentos começa após o jantar, entre 19h e 20h, e se estende até o café da manhã, almoço, lanche da tarde ou o próximo à refeição noturna. O início à noite é estratégico, pois usa-se o período de sono, quando naturalmente não sentimos fome. O método deve ser seguido de duas a três vezes na semana, em dias alternados. O que restringe as calorias por 24h é recomendado apenas uma vez.

Comentários

Comentários