Toques e retoques

Poros dilatados: por que eles aparecem e como podemos tratar?


| Tempo de leitura: 4 min

Ao se olhar no espelho, você já sentiu que sua pele do rosto tem "furinhos" maiores em determinadas áreas, como a zona T (testa, nariz e queixo)? Se sim, isso é um sinal de que você pode ter poros dilatados.

Mas já te aviso que você não está sozinho nessa. No Brasil, é comum que as pessoas tenham a pele mais oleosa e isso acaba gerando os poros maiores. Mas isso pode ser tratado com inúmeros cuidados. Na coluna de hoje, eu ajudo você nessa missão e explico um pouco mais sobre essa condição que incomoda muita gente. Vamos começar?

Por que os poros ficam dilatados?

Os poros dilatados são mais comuns de serem percebidos em pessoas cuja pele é mais oleosa. Assim, pessoas com pele mista ou oleosa acumulam óleo e células mortas ao redor dos poros, fato que faz com que eles aumentem de tamanho, se tornando bem mais perceptíveis do que os poros de uma pessoa com a pele seca.

Mas essa não é a única causa. O envelhecimento também age a favor da dilatação dos poros, pois é quando a pele vai perdendo a elasticidade. Além disso, não limpar o rosto de forma adequada também afeta, pois os mais diversos resíduos (como de maquiagem, de protetor solar e poluição) podem acumular nos poros, deixando-os maiores. Entretanto, ainda há ainda as pessoas que têm poros dilatados por conta da predisposição genética.

Todo mundo tem poros dilatados?

Como você pode notar, é mais comum que pessoas com pele oleosa ou mista tenham poros dilatados. Mas outros fatores que apostamos, como a má higienização, o envelhecimento e a genética impactam nessa questão.

Quais são as consequências?

As consequências de ter uma pele com poros dilatados é mais estética. Muitas pessoas se sentem incomodadas com o fato. Quando a causa é a oleosidade, a sensação é de rosto brilhando ao longo do dia, o que incomoda bastante. Também, para aqueles que usam maquiagem, a duração da make acaba sendo menor. Não existem outras consequências além dessa, mas o impacto na autoestima e o fato de não se estar à vontade consigo mesmo já é um motivo e tanto para buscar ajuda médica e começar um tratamento, certo?

Afinal, peles oleosas têm maior tendência à acne. Dessa forma, quando você trata a questão da oleosidade ganha um combo: poros menos visíveis e menos acne também!

O que fazer para ter uma pele com poros mais fechados?

O primeiro passo é marcar com seu dermatologista para identificar a causa da dilatação dos poros. Afinal, oleosidade pede um tratamento diferente do que é ideal para o envelhecimento, por exemplo.

Assim, seu médico, após a avaliação, pode identificar alguns cuidados que ajudam muito. Entenda quais são!

Limpeza de pele

Aqui, estamos falando da limpeza de pele feita por dermatologistas ou esteticistas de confiança. Essa limpeza da pele mais profunda remove todas as impurezas que vão se acumulando na pele e acabam fazendo com que os poros se dilatem. Não à toa, dias após a limpeza, você sente uma textura bem mais aveludada.

Tente realizar a limpeza a cada um ou dois meses, ok? Você vai sentir que todos os cremes que usa fazem até mais efeito.

Esfoliação

Usar um esfoliante uma ou duas vezes na semana — seguindo a recomendação do seu dermatologista sempre — também permite que você elimine parte das células mortas da sua pele. Só é preciso entender que a esfoliação não elimina a necessidade da limpeza de pele. Na verdade, são dois cuidados que se complementam e ajudam a manter a pele sempre em dia.

Hidratação da pele

Mas se a minha pele é oleosa, eu preciso de hidratação? Precisa sim, porque oleosidade não é sinônimo de hidratação — essa última diz respeito à reposição de água nas camadas mais externas da pele. Então, quando acontece a reposição, a pele fica mais protegida e não produz tanto sebo (oleosidade) para se defender.

Só tome cuidado com o tipo de hidratante usado. O ideal é usar um próprio para as características da sua pele, por exemplo, um livre de óleo, caso seja uma pele oleosa.

Tratamentos rejuvenescedores

Entre eles, laser, bioestimuladores, ultrassom microfocado e ácido hialurônico injetável. Quando os poros dilatados são causados por uma questão de envelhecimento, esses procedimentos ajudam a amenizar a aparência dos poros. Além disso, a higienização diária da pele, com sabonete e tônico, ajuda demais, tal qual lavar o rosto sempre com água gelada ou temperatura ambiente. Comer com equilíbrio, sem abusar das gorduras, é outro ponto fundamental, assim como os exercícios aeróbicos, que ajudam a sua e eliminar toxinas.

Então, que tal começar a cuidar hoje ainda do seu rosto?

Comentários

Comentários