
Nove entre dez pessoas amam batatinha frita! Eu gosto bastante. E você? Mas saiba que o consumo exagerado de batata frita, um prato tão apreciado no Brasil, pode prejudicar a saúde. Por isso, é preciso moderação na hora de comer o petisco.
De acordo com uma pesquisa publicada pelo American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de batatas fritas de duas a três vezes por semana pode causar uma série de doenças, como diabetes e obesidade. E o estudo ainda mostrou que não faz bem pro coração, não.
A nutróloga Paula Cavallaro diz que comer batatinha frita não é proibido, mas é preciso ter equilíbrio. Se você ama muito batata frita, então saiba que não pode comer todo dias. E quando comer, esqueça a sobremesa! Troque-a por uma maçã, por exemplo.
Além disso, é possível tornar a batata frita uma refeição mais saudável tomando cuidado com o preparo. Batata frita industrializada, que a gente compra para fritar em casa, por exemplo, não é uma boa opção. Ela é cheia de outros produtos. "Quando se faz a batata frita de verdade e se usa o azeite de oliva na fritura, muda tudo. Isso transforma a qualidade do produto, explica Ana Paula. Uma boa dica pra dar pra mamãe, pro papai, pra vovó...