Reflexão e Fé

PRAZER NO DURANTE

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

26/12/2021 | Tempo de leitura: 4 min

Mais um ano está terminando, e com ele os sonhos para essa temporada. Agora teremos um novo ano sob a renovada esperança de um tempo melhor. Janeiro é o mês do recomeço. Tempo propício para se fazer um balanço com relação ao ano que se encerrou, e empreender iniciativas para o ano que se inicia.

Contudo não é difícil perceber pessoas que iniciam o ano sabotando a si mesmas, fazendo promessas que possivelmente não irão conseguir cumprir e que acarretará frustrações. A bem da verdade, melhorias nas várias esferas da vida devem ser iniciadas e não apenas prometidas, por isso que o Eclesiastes (5.5) afirma, "melhor é que não prometa do que prometer e não cumprir".

No intuito de obter um desempenho melhor para o próximo ano, aprendemos no evangelho de Jesus Cristo, que acima de tudo a graça de Deus nos basta. Então, desconfie daquelas frases de autoajuda, do tipo: "Estabeleça uma meta, acredite em você e chegue ao topo". Não é assim que funciona a vida. Equilibres seus sonhos e trabalhe a fim de poder viver de uma maneira coerente para alcançá-los. Se chegar no topo, chegou; se não, não haverá culpa, derrota, frustração, porque na Bíblia aprendemos que o prazer e a alegria não se encontra no lugar que se chega, mas como se chega, tendo prazer no durante.

O adolescente achou que seria feliz quando fosse jovem. Quando jovem achou que alcançaria a alegria quando tirasse carta de motorista; em seguida apostou que a sua alegria poderia estar na aquisição do seu próprio carro. Frustrado, lançou suas fichas no diploma da faculdade. Mas o que seria um diploma sem uma carreira profissional vitoriosa? Mas quando chegou lá percebeu que ainda não havia encontrado a alegria plena. Pensou então que a plenitude viria quando tivesse uma namorada, uma esposa, uma casa própria, viagem pela Europa, filhos? Tendo todas as metas alcançadas, ainda percebeu-se carente da felicidade. Talvez ainda estivesse faltando o casamento dos filhos, quem sabe netos! Mas no fim da vida percebeu, tarde demais, que a felicidade não está no lugar que se chega, mas no jeito que se vai. Portanto, nesse novo ano aproveite para desfrutar cada oportunidade que Deus lhe oferece.

Aproveite o novo ano para aprofundar amizades verdadeiras. Amizades levam um tempão para serem consistentes, e um tempinho para serem extintas. E ainda que cometa erros, assim como Jesus orientou, não fique justificando, mas peça perdão a todos que tenha ferido. Assuma suas responsabilidades com Deus e com o próximo, e não se comprometa com nada que lhe fira a consciência.

Se Deus lhe permitir riquezas através do seu trabalho, beneficie o maior número de necessitados possíveis, pois como a Palavra de Deus nos ensina, devemos guardar o nosso coração (Provérbios 4.23). Acredite, é melhor perder o dinheiro que se transformou em um 'deus', do que ter um coração dominado por ele.

Um novo ano começa, e com ele as misericórdias de Deus que se renovarão a cada manhã (Lamentações 3.22,23). Já que temos essa possibilidade, não arraste mágoas para dentro de Janeiro. Inaugure o novo ano perdoado por Deus e perdoando; e respeitando até mesmo aqueles que não quiseram seguir viagem ao seu lado. Seja leve, amigo, cante, leia bons livros, ria, trabalhe, seja sábio, para isso aprenda mais de Deus. Sente com gente querida para um bom papo e não tenha pressa para ir embora; afinal tudo passa rápido. Numa sociedade em guerra, viva em paz, não é utopia, como disse Jesus: "Bem aventurados os pacificadores, porque esse serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5.9). Então não crie atritos com seu cônjuge, com seus irmãos, com seus filhos, com seus pais, com seus amigos. E se criarem caso com você, não devolva, seja um pacificador porque esses é que serão chamados de filhos de Deus. Ame, faça caminhadas, cuide de você e corra para longe de fofocas. Cuide da sua saúde física e mental. Faça exames, equilibre seus hormônios, menos cortisol e mais endorfina, serotonina, dopamina, ocitocina. Mais amor e menos estresse e agradeça a Deus a cada dia que levantar e deitar, mesmo que a noite ou o dia tenham sido difíceis. Nos momentos de angústia, pavor, mágoa, solidão, grite por socorro. Mantenha uma agenda com o seu Criador, Senhor e Salvador, assim não deixe de visitar diariamente o seu lugar de intimidade com Jesus, porque na companhia dEle, a viagem é incomparavelmente melhor. Desfrute de cada dia. Feliz 2022!

IGREJA BATISTA DO ESTORIL

59 anos atuando Soli Deo Gloria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.