Reflexão e Fé

Você agradece antes de comer?

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

30/01/2022 | Tempo de leitura: 4 min

João Alexandre, músico brasileiro, conta que almoçando com um amigo, antes da primeira garfada fez uma breve prece de gratidão pelo alimento. Perplexo seu amigo indagou porque ele orava antes de comer. João com sua típica espontaneidade respondeu: "Lógico que agradeço a Deus pela oportunidade do alimento, porque eu não sou um cachorro que come sem consciência". Tertuliano (II), um dos pais da igreja, dizia: "A oração começa e termina a refeição". A gratidão pelo alimento nos ajuda a permanecer humildes nas bênçãos recebidas. O adulto e a criança devem desenvolver um coração de gratidão na dependência divina.

O MILAGRE DA REFEIÇÃO

Toda refeição é um milagre, mas depois de um tempo pode não parecê-lo. Alguém comprou os mantimentos novamente, alguém preparou a comida novamente e comemos novamente. Pode parecer trivial, mas não é. Só quem passou pela privação sabe do poder milagroso de uma refeição. Pode não parecer um milagre, a menos que o vejamos à luz de muitos outros milagres que Deus realiza o tempo todo. Pode não parecer um milagre, a menos que tenhamos a percepção de que o mesmo Deus que coloca o purê de batatas em nosso prato é o mesmo que também formou a terra que nascem as batatas. O mesmo Deus que possibilita todos os vegetais desde a semente à colheita até à mesa, o mesmo que oferece o milagre dos céus, da chuva, do vento, da luz, da noite, das estrelas, o mesmo Deus que providencia tudo o que precisamos.

DEUS PRESENTE NAS COISAS SIMPLES

O Salmo 104 nos ajuda na oração antes de comer. Esse salmo conecta os pontos das coisas simples da vida como a comida diária, com as mais complicadas como os padrões climáticos e cadeias alimentares - tudo é apresentado conectado a Deus. Ele estendeu os céus como uma tenda (Sl 104.2). Faz das nuvens sua carruagem (Sl 104.3). Coloca as montanhas em seu lugar (Sl 104.5). Derramou os oceanos e desenhou sua costa (Sl 104.6,9). Cavou todos os vales (Sl 104.8). Nesse salmo é narrado cerca de uma dúzia de grandes acontecimentos - céus, oceanos, montanhas, florestas - tudo realizado por Deus - vulcões, praias, cavernas, rios. Escolha uma delas ou todas para lhe inspirar. É Deus também quem garante que cada animal tenha a água que precisa (Sl 104.10,11) e até mesmo as casinhas dos pássaros nos galhos das árvores que também foram feitas por Ele (Sl 104.12,17). Ele é quem faz crescer a erva, cada folha, alimento para o gado (Sl 104.14). Dos céus rega as florestas (Sl 104.16). Apesar da maldade existente no mundo, fruto do pecado de seres que ridicularizam o criador, de forma notável Deus alimenta bilhões de pessoas no mundo, ainda que a ganância humana atrapalhe a justa distribuição, mas há alimento para o mundo pelo poder do Criador. Até os leõezinhos rugem por sua presa, buscando de Deus o seu alimento (Sl 104.21). "Todos esperam de Deus, para lhes dar o seu alimento a seu tempo" (Sl 104.27). Por que insistimos esquecer de tamanha grandeza tão facilmente? Deus fez a lua para marcar as estações (Sl 104.19). O Sol se põe a cada dia, quando a escuridão surge novamente (Sl 104.19,20) e logo o sol surge de novo afastando a escuridão (Sl 104.22). Ele é quem define os nossos dias, mede nossas semanas, meses e anos. Desfrutamos de um planeta perfeitamente posicionado em um céu sem limites, a uma distância precisa do sol, girando na velocidade certa.

COMA E BEBA PARA A GLÓRIA DE DEUS.

No primeiro século o apóstolo Paulo orientou a humanidade a comer e beber para a glória de Deus (I Coríntios 10.31). Admire e agradeça a Deus, por meio de Jesus Cristo seu Filho eterno, pelo dom da vida e por sua permanência. Cada grama de comida aponta para Deus. Nossa galáxia gira em torno do sol, mas toda a existência universal gira em torno de Deus. Então faça de cada refeição um novo chamado para a gratidão. Talvez você não tenha o hábito de comer junto em família, pelo menos não com frequência. O Salmo 104 pode lhe encorajar a gratidão. Faça da sua mesa, no partir do pão o momento de se maravilhar e agradecer a bondade de Deus. Antes de dar outra mordida e um próximo gole, freie seu instinto, reflita e agradeça.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.