Geral

Zoológico recebe 16 filhotes de maritaca que perderam os ninhos e orienta a população sobre como proceder


| Tempo de leitura: 1 min

Somente nas últimas semanas, o Zoológico de Bauru recebeu 16 filhotes de maritaca que perderam seus ninhos, muito provavelmente devido à intervenção humana indevida. Diante disso, o parque aconselha a população a não desfazer os ninhos ou mesmo retirar os filhotes.

As maritacas são uma marca registrada da fauna brasileira e também bauruense, que se adaptaram bem ao ambiente urbano. Muitas vezes, essas aves utilizam os forros das residências como local para o ninho.

"As maritacas incubam seus ovos por cerca de quatro semanas e os filhotes permanecem no ninho por, no máximo, nove semanas. Tendo completado este ciclo, que dura aproximadamente três meses, as aves abandonam naturalmente o ninho. Assim, a população não deve desfazer os ninhos ou retirar os filhotes", destaca o Zoo.

Segundo o órgão, as situações em que se deve intervir no resgate de um filhote de maritaca são bem específicas: se ele estiver ferido, correndo risco de vida ou se estiver fora do ninho e longe dos seus pais. "Neste último caso, tente encontrar o ninho e devolver o filhote. Em situações realmente necessárias, busque ajuda da Polícia Ambiental pelo (14) 3103-0150".

PROTEÇÕES

Uma vez que pais e filhotes deixam o ninho, o Zoo aconselha a instalação de proteções no forro, para evitar a entrada dos animais no próximo ciclo reprodutivo. "As maritacas costumam roer fiações elétricas para produzir seus ninhos. Por isso, a recomendação é de evitar a entrada das aves no forro. Vale lembrar que a destruição de ninhos, abrigo e criadouros animais é considerado crime ambiental pela Lei 9.605/98".

Comentários

Comentários