As redes sociais foram tomadas por um vídeo curioso, na última semana, que registrou diversos pássaros que voavam em sincronia e tiveram uma queda repentina. Grande parte não resistiu e morreu, enquanto o restante seguiu o voo para o local de destino.
O fato ocorreu na região Norte da Cidade do México, em Cuauhtémoc e foi reportado pelo jornal O Globo nesta segunda-feira (14). O vídeo viralizou e tomou conta da internet, que buscou entender o fenômeno.
O que se sabe é que as aves são da espécie graúna-de-cabeça-amarela, ou Xanthocephalus, nome científico.
Em entrevista ao jornal local El Heraldo, um veterinário especializado em zootecnia comentou que uma possível justificativa para o ocorrido é a inalação de fumaças tóxicas no ambiente urbano ou mesmo um choque elétrico.
Ainda sobre as análises, o profissional consultado explicou que esta época do ano é marcada pela migração das aves, que vão do Norte do Canadá para o Norte do México, onde passam o inverno.
Os pássaros que morreram foram levados para um laboratório especializado e devem passar por uma necropsia para apontar a causa específica da morte.