Cultura

"Um viva, um salve, um brinde" aos que não se rendem


| Tempo de leitura: 2 min

Nesta sexta-feira (18), chega a todas as plataformas digitais o álbum "Um viva, um salve, um brinde", de Vinícius Camargo, resultado do registro do show de mesmo nome, realizado com apoio da Lei Aldir Blanc no ano de 2021 no estúdio 185, em São Paulo. Vinícius reuniu parte importante de seu repertório autoral, escolhendo canções que expressassem sua visão de mundo, o que deixa marcas claras tanto em sua abordagem sobre temas como o amor, quanto das questões políticas e sociais.

Segundo álbum solo do cantor, que hoje vive em São Paulo (tendo iniciado em Bauru e passado por Campinas e pelo litoral sul), o lançamento pretende alcançar o público que busca, na música, uma conexão com seu tempo, em uma tentativa de conciliar sentimento e pensamento no campo da canção popular, no rastro de tantos artistas comprometidos na história da música.

POPULAR

Vinícius constrói seu trabalho apoiando-se em linguagens musicais populares e regionais, como o baião, o xote ou o samba, que aparecem ora explícitos, ora ao fundo, como um suporte reconhecível para uma poesia que trata de questões da sociedade contemporânea, questões sociais, políticas e de seu impacto sobre o indivíduo, seus sonhos e sobre o próprio amor.

Os arranjos têm bases em timbres "de madeira". Já a interpretação vocal varia entre canções quase faladas, sendo o veículo para uma poesia compenetrada e reflexiva, e "falsetes" delicados e dramáticos.

Extraído de um show virtual exibido em 2021, o álbum é resultado da interpretação de um grupo de artistas tocando juntos para câmeras, sem público presente fisicamente.

Das 10 canções do álbum, 9 são de sua autoria, solo ou com parceiros, sendo a primeira faixa a canção "Assalto ao céu", composta em parceria com Felipe Iszlay e com participação especial do renomado trombonista Bocato. Destaque também para a releitura de "Céu de Gaza", com participação de Juliana Mantu, e para a "A canção de quem fica", que conta também com a participação do Tukum - Bando de Criação.

O álbum traz ainda Bocato, em "A brincadeira do morro", o gaitista Guilherme Cazassa, em "Vamos pra Lua e Hoje eu não vou namorar", Flávio Cardoso, em "Nossa Dança", Tukum Bando, em "Todo Cambia", e Yuri Quiterio, em "Estandarte Rubro".

REALIZAÇÃO

Assinando a produção (com Yuri Quiterio) e direção musical, além dos arranjos vocais, Vinícius Camargo contou com a companhia dos músicos Renan Dias (contrabaixo acústico e elétrico), Thiago Fermino (percussão), Rebeca Gomes (violoncelo), Daniel Barbosa (violino) e de seu parceiro e filho Yuri Quitério (piano, teclado, percussão, voz, mixagem e masterização). A distribuição é da Tratore/Fonomatic.

SERVIÇO

O álbum "Um viva, um salve, um brinde" está disponível em todas as plataformas digitais. 

Comentários

Comentários