Geral

Mais 5 unidades terão pediatras para dar conta de aumento da demanda

Marcele Tonelli
| Tempo de leitura: 3 min

A Rede Municipal de Saúde de Bauru passará a contar com pediatria em mais cinco unidades a partir do início de maio. Segundo definição da prefeitura, além das UPAs Bela Vista e Geisel, que já oferecem o serviço, ofertarão o atendimento infantil com portas abertas para demandas espontâneas da população as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Centro, Vila Falcão, Jardim Bela Vista e Chapadão/Mendonça. O Pronto-Socorro Central (PSC) também voltará a ter pediatras 24 horas por dia, mas o acesso será referenciado, ou seja, apenas para casos mais graves atendidos por meio do Corpo de Bombeiros e do Samu.

A mudança ocorre como forma de adequar a rede à demanda de atendimentos, que já está grande e deve aumentar ainda mais no inverno.

Para se ter uma ideia, só nos primeiros três meses de 2022, Bauru registrou crescimento de 135,65% no número de crianças atendidas com síndrome gripal, em relação ao mesmo período em 2021. Dos 27,4 mil atendimentos neste ano, 15,3 mil foram prestados pela UPA Bela Vista e outros 12,1 mil pela UPA Geisel.

ANTECIPAÇÃO

A ampliação da rede já havia sido antecipada pelo JC na coluna “Entrelinhas” desta terça-feira (19), um dia após a abertura de propostas que preveem a contratação de médicos para as três UPAs da cidade. Isso porque a Fundação Estatal Regional de Saúde da Região de Bauru (Fersb) apresentou o menor preço e venceu o chamamento público feito pelo município.

Se não houver recurso com relação ao certame até a próxima terça (26), a Fersb deve assumir a gestão e a operacionalização das unidades que prestam o pronto atendimento.

Com isso, a entidade contratará mais profissionais e os médicos servidores que, hoje, atendem a demanda da UPA Bela Vista serão remanejados para fortalecer o atendimento em outros locais, como no PS e na rede primária de saúde.

HORÁRIOS E UNIDADES

Com a rede fortalecida diante das novas contratações via organização social, a prefeitura passará a ofertar pediatria exclusivamente para atendimento de demanda espontânea (casos agudos que não são classificados como urgência e emergência) nos postos de saúde (UBSs) do Centro, Vila Falcão, Bela Vista e Chapadão/Mendonça. O serviço se dará às segundas-feiras, das 7h às 19h, e de terça-feira a sábado, das 13h às 19h.

No PS Central, haverá médico pediatra 24 horas por dia para casos referenciados de emergência, como traumas, acidentes por animais peçonhentos, entre outros. “Acreditamos que, com essa alteração, ofereceremos uma assistência de qualidade aos munícipes e melhores condições de trabalho aos servidores municipais”, afirma a secretária de Saúde de Bauru, Alana Trabulsi Burgo.

O vereador e líder do governo municipal na Câmara, Junior Rodrigues (PSD), já havia apontado a pretensão da gestão municipal em investir na pediatria e ressalta que a definição sobre o fortalecimento da rede primária ajudará a desafogar as filas nas UPAs Bela Vista e Geisel. “Com essa alteração, a expectativa é de reduzir a espera por atendimentos que, hoje, em horários de pico, pode chegar a mais de quatro horas nas duas UPAs”, comenta ele.

Outro ponto positivo, segundo o parlamentar, é que, com o PS Central tendo pediatria para casos de emergência e referenciados, os profissionais que atuam nas UPAs não terão mais que interromper o atendimento geral em razão de urgências, o que deve gerar mais celeridade ao serviço.

Comentários

Comentários