Bauru já tem mais de 200 casos confirmados de dengue neste ano, segundo os dados da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Coletiva. E há mais de 640 casos suspeitos, em investigação. Todo mundo sabe: a doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. O que todo mundo também sabe é que eliminar os criadouros do mosquito é um dos meios mais eficientes para evitar a proliferação da doença, que pode até matar.
O Aedes é um mosquito com hábitos diurnos que se multiplica em depósitos de água parada, como vasos de plantas, pneus abandonados, poças d'água e até no bebedouro dos cães gatos. Por isso, todos nós temos a responsabilidade de acabar com esse bichinho tão pequeno, mas que causa um mal tão grande. Mas como fazer isso?
Em casa ou na escola, é necessário fazer uma avaliação para identificar possíveis lugares que podem servir de criadouro aos mosquitos. Ou seja, tudo, mas tudo mesmo, que acumula água. Então, o que é preciso fazer? Veja algumas dicas:
> fechar muito bem as lixeiras e qualquer possível depósito de água, como potes, tambores, filtros, tanques e caixas d'água, pois o mosquito é bem pequeno e uma mínima fresta já é suficiente para que ele consiga colocar ovos
> preencher os pratos de vasos de plantas com areia ou lavá-los semanalmente com o auxílio de bucha e sabão para eliminar os ovos do mosquito por completo
> lavar os bebedouros de animais domésticos com esponja e trocar a água pelo menos uma vez por semana.
> cobrir piscinas e manter a água tratada. Deixar a lona bem esticada para evitar a formação de poças d'água
> limpar ralos e canaletas externas
> guardar garrafas vazias sempre viradas de boca para baixo
> não jogar lixo em terrenos baldios
> tampar as garrafas antes de colocá-las no lixo
> separar tudo que possa acumular água, como copos descartáveis, garrafas, latas e embalagens plásticas, e fechá-los bem em sacos plásticos antes de colocar no lixo.
Viu? Pequenas atitudes podem muito importantes para evitar dengue, febre amarela e outras doenças. Além de fazer sua parte, estimule seus amigos e familiares a fazer o mesmo. Só assim vamos vencer o Aedes.