JC Criança

Hoje é Dia do Trabalho


| Tempo de leitura: 1 min

Você sabia que hoje é Dia do Trabalho? Pois é. Mas talvez você não saiba que as marcantes histórias de luta dos trabalhadores lembradas a cada 1 de maio mexem com os outros 364 dias do ano. Muito mais do que um feriado - seria se hoje não fosse domingo! -, a data tem por objetivo chamar as pessoas para refletir sobre direitos adquiridos por trabalhadores e trabalhadoras.

Pelo mundo, a ideia de que o trabalhador deveria ser um instrumento para o lucro dos patrões foi sendo questionada e as leis passaram a garantir, nas democracias, um novo papel para o cidadão. Pelos ideais solidificados principalmente a partir do final do século 19, o trabalhador deveria ser o sujeito da história, o transformador social. Primeiro de maio se tornou, assim, mais do que história, mas um presente em constante transformação.

FERIADO

O primeiro dia do mês de maio é considerado feriado em alguns dos países do mundo. Além do Brasil, Portugal, Rússia, Espanha, França, Japão e cerca de 8- países consideram o Dia Internacional do Trabalhador um dia de folga.

No Brasil, o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial.

Além de ser um dia de descanso, o 1 de maio é uma data com ações voltadas para os trabalhadores. Não por acaso, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no Brasil foi anunciada no dia 1ºde maio de 1943.

Comentários

Comentários