Política

Idosos foram em peso aos cartórios eleitorais por causa das fake news

Data final para acertar título foi marcada por filas rápidas, mas fluxo constante dentro das repartições eleitorais de Bauru

06/05/2022 | Tempo de leitura: 3 min
Isabele Scavassa (Estágio sob Supervisão)

O fim do prazo para a regularização do título eleitoral aumentou o fluxo nos cartórios bauruenses na última quarta-feira (4). O eleitor que precisou recorrer ao cartório eleitoral da cidade para emitir um novo ou atualizar o documento se deparou com uma movimentação intensa nestes espaços da cidade. Fake news sobre cancelamento de título e idosos levou muita gente dessa faixa etária aos cartórios.

O cartório da 23º Zona Eleitoral, por exemplo, recebeu cerca de 1.200 pessoas entre terça e quarta-feira, últimos dias para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Na quarta, aproximadamente 600 pessoas buscaram o local para fazer algum tipo de solicitação, entre emissão e revisão de dados do título ou transferência da zona eleitoral.

De acordo com o chefe da 23ª Zona Eleitoral, Munir Sayed, a maior demanda nos últimos dias ficou por conta da transferência, que permite alterar o local de votação para outro bairro ou município, por exemplo. "Ano eleitoral é sempre atípico, nós já esperamos um aumento do fluxo por conta da época do fechamento do cadastro em especial", afirmou ao JC.

Sayed destaca que houve um grande número de idosos que procuraram o cartório nos últimos dias. A maioria, segundo ele, foi motivada por notícias falsas que circularam pelas redes. Algumas delas abordavam boatos sobre o cancelamento automático do título de eleitor de pessoas com mais de 70. A suposta necessidade de biometria para poder votar também foi pauta dos conteúdos errôneos.

FLUXO INTENSO NO PRAZO FINAL

Assim como o resto da população, parte dos jovens, sobretudo os que estão no processo de alistamento eleitoral, também deixaram a emissão do título para o último dia, como é o caso da Thalisson Gabriel de Brito. Aos 17 anos, o estudante foi pela primeira vez ao cartório para poder exercer o direito de voto nesta eleição. "Eu estou bem ansioso, para falar a verdade, porque eu nunca votei. Alguns amigos me perguntaram se eu já tinha o título e me disseram que era importante, aí eu resolvi fazer", diz o adolescente.

Em outros casos, como o do soldador André Luis de Oliveira Moraes, 41, a regularização foi necessária para não enfrentar problemas no trabalho. "Preciso votar, tenho que fazer isso também por conta do trabalho. Eu viajo bastante, então, preciso estar com ele em dia", explica.

Há ainda aqueles que buscaram resolver as pendências com a Justiça Eleitoral depois de anos, como o vendedor Marcelo Bianconcini, 52. "Neste ano eu voltei a ter vontade de votar. Deixei para a última hora, mas agora vou resolver as pendências", conta.

Vale destacar que parte dos que foram ao cartório para de regularizar a situação eleitoral não sabia que a ausência nas eleições de 2020 - período crítico da pandemia - foi anistiada pelo TSE. Portanto, quem deixou de participar naquele ano, não teve penalização. A biometria, que também foi suspensa em razão dos cuidados com a Covid-19, continua fora de vigência e não possui previsão de retorno.

ALTERNATIVAS

Apesar de o prazo para regularização ter se esgotado, existem algumas soluções para quem já tem o título e deseja votar em outro local ou para aqueles que precisam quitar pendências eleitorais. No primeiro caso, a recomendação de Munir Sayed é esperar pela abertura do período de pedido do voto em trânsito, modalidade que possibilita votar fora da zona eleitoral cadastrada. Quanto à regularização, a indicação é para que a pessoa procure um cartório para solicitar a certidão circunstanciada.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.