Geral

ABPB faz 108 anos e quer reforçar tradição lusitana

Associação Beneficente Portuguesa tem, pela primeira vez, mulher à frente da gestão

25/05/2022 | Tempo de leitura: 2 min
Isabele Scavassa

A Associação Beneficente Portuguesa de Bauru (ABPB) comemora 108 anos nesta quarta-feira (25). Fundada em 1914, a entidade tem, pela primeira vez, uma mulher à frente da gestão. Além de relembrar com orgulho os 43 anos enquanto associada e, agora, os sete meses na presidência da Diretoria Executiva, Ana Christina Ferreira fala sobre as metas da instituição. Entre os principais objetivos, está reforçar a tradição lusitana por aqui e prestar suporte a quem deseja visitar ou morar em Portugal. 

Filha do ex-presidente Geraldo Ferreira, Ana Christina narra que a ABPB teve início há mais de um século, com a união de uma pequena concentração de portugueses que buscavam prestar assistência aos conterrâneos recém-chegados em Bauru. "Começou em uma casinha e foi aumentando. 12 anos depois, fundou-se o Hospital Beneficência Portuguesa e estruturou-se a associação que conhecemos, com toda a organização que tem hoje", explica.

De lá para cá, a ABPB já contabilizou 54 gestões e 22 presidentes. Grande parte da trajetória foi marcada pela administração do hospital, antes feita por associados e pelo conselho. Agora, com a terceirização da direção hospitalar, em curso há dois anos, o grupo pretende focar em outras áreas.

Uma das metas é a retomada do posto itinerante do Consulado para otimizar a regulamentação de descendentes que desejam emitir a cidadania portuguesa. Segundo a gestão da ABPB, o movimento de ida dos brasileiros a Portugal tem se intensificado e, por isso, a entidade pretende prestar suporte àqueles que desejam visitar ou habitar terras lusitanas.

Entre os planos para desenvolver ao longo da gestão, Ana Christina destaca também a criação de um futuro centro de documentação para alocar registros históricos dos portugueses em Bauru.

Além disso, a presidente ambiciona estabelecer uma parceria com a Embaixada de Portugal no País para trazer à cidade eventos culturais que possam retomar as tradições lusitanas.

MEMÓRIA E CULTURA

Luiz Pires, primeiro-secretário da ABPB, destaca a importância dos novos projetos em termos de retomada da memória e da cultura portuguesa. "Nós somos uma associação em que a maioria dos sócios tem sangue lusitano, então, nós queremos recuperar a cultura de Portugal, que foi se perdendo nos últimos anos", conclui.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.