Junho é um dos meses do ano mais aguardados pelos brasileiros por um delicioso motivo: as festas juninas! Durante todo o mês, em cada canto do País é possível encontrar diversas celebrações cheias de animação, música, cores e, principalmente, doces e comidas típicas que traduzem todo o sabor da culinária nacional. E neste ano elas ganham sabor ainda mais especial, já que nos últimos dois anos elas não foram realizadas por causa da Covid-19.
Mas você sabe onde e quando essa festividade surgiu? Por mais que hoje seja uma festa tipicamente brasileira, sua origem é europeia. A tradição veio da Antiga Europa, com os povos celtas e egípcios, que comemoravam a boa colheita durante o solstício de verão e, por isso, a fartura de comidas e bebidas.
O Brasil tem uma tradição forte em festas juninas. Elas fazem parte do folclore brasileiro e compreendem aspectos de culinária, como a pipoca, canjica, bolo de fubá, milho, arroz-doce, vinho-quente ou quentão, a dança em forma de quadrilha, brincadeiras como pescaria, saltar a fogueira, subir no pau de sebo, e muitas outras tradições, tal como as simpatias.
Como São Pedro é padroeiro dos pescadores, as cidades costeiras do Brasil quase sempre têm uma capela em sua homenagem, o que contribui para a popularização da festa. Igualmente, a devoção a São João e a Santo Antônio é popular devido aos portugueses. Afinal, "João" foi o nome de vários reis de Portugal que faziam construir uma capela para honrar seu padroeiro. O fato é que a festa foi se adaptando à cultura brasileira e, hoje, cada região tem sua forma de comemorá-la.