Reflexão e Fé

Empreender com segurança

Hugo Evandro Silveira Pastor Titular - Igreja Batista do Estoril. E-mail: hugoevandro15@gmail.com

19/06/2022 | Tempo de leitura: 4 min

Um empresário começando a despontar, ansioso por iniciar uma carreira como homem de negócios independente, passou a buscar conhecimentos, conselhos e se empenhou por viabilizar investimentos a fim de gerir seu plano como gestor. Após traçar seu projeto saiu em busca de empréstimos. É sempre assim! Muitos empreendedores presumem que tomar emprestado a maior quantidade de dinheiro possível encaminha o negócio para ser bem sucedido. Perguntam: "Onde e como posso conseguir todo o capital necessário para meu negócio ser um sucesso?". Ter capital para administrar um negócio é muito bom, porém a Bíblia ensina que quem estiver disposto a buscar a sabedoria de Deus, em sua Palavra, achará um plano melhor do que simplesmente tentar reunir o máximo de recursos financeiros na busca do sucesso profissional e pessoal.

PERGUNTA ERRADA

Muitos empresários fazem a pergunta errada. Ao invés de perguntarem, "onde e como posso conseguir dinheiro" - deveriam buscar respostas para duas perguntas imprescindíveis: 1º) "É da vontade do Eterno que seja montado esse novo negócio? O livro de Provérbios 16.9 afirma: "Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR é quem determina os seus passos". E aquele empreendedor que busca os conselhos de Deus em sua Palavra para endossar seus planos de negócios, naturalmente fará uma segunda pergunta: 2º) "Priorizando a sabedoria divina, como posso fazer para conseguir o capital necessário sem comprometer a saúde financeira do novo empreendimento e consequentemente da minha vida pessoal? Quando se inicia um negócio, geralmente os novos empreendedores avaliam o mercado e em seguida buscam instituições financeiras, investidores ou sócios para se obter os recursos financeiros necessários. Contudo na contramão de se avaliar apenas com a razão, ainda que sem abrir mão dela, a Bíblia alerta quanto a depositar a confiança tão somente nas possibilidades visíveis. O Salmo 20.7 elucida: "Muitos confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no SENHOR, o nosso Deus " - O sentido dessa afirmação é que muitos confiam somente no sistema, mas os filhos de Deus confiam antes de tudo na boa mão do Senhor atuando, porque quando surge o imponderável, nem o mais técnico saberá atuar; somente um milagre para destrinchar uma situação sem saída. Tomar empréstimos para erigir um negócio muitas vezes é necessário, mas deixar de consultar o SENHOR, em sua Palavra em primeiro lugar, poderá ser um desastre fatal. Em Jeremias 33.3 temos a promessa divina: "Clame a Mim e Eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece". Surpreendentemente o Senhor pode fazer surgir opções muito melhores do que aquelas disponíveis num primeiro plano diante dos olhos.

ELE É CAPAZ

Geralmente avaliamos o cenário de um novo negócio, ou uma situação imprevista e grave, ou ainda sob a aflição de um prazo inegociável - baseado somente no que vemos, ouvimos e sabemos, aplicando as técnicas que aprendemos. Mas a Bíblia adverte a pressupor os perigos de não enxergar aquilo que está por trás da visão humana, e além do mais instrui a confiar em Deus o poderoso provedor. O arrojado apóstolo Paulo reconhecia essa verdade ao ponto de escrever aos seus amigos da cidade grega de Éfeso a seguinte declaração: "Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos, de acordo com o Seu poder que atua em nós" (Efésios 3.20) - o autor bíblico quer enfatizar que Deus é poderoso para realizar tudo o que precisamos, ainda mais quando algo está além do nosso alcance. Não duvide de que Deus está atento a todas as necessidades físicas, espirituais e até profissionais daqueles que depositam nEle a confiança. Em outra oportunidade o mesmo Paulo professou: "Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as Suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus." (Filipenses 4.19). Talvez muitos já leram essa declaração de fé bíblica. Mas será que realmente creram ao ponto de descansar que o Senhor está guardando, protegendo, encaminhando os passos dos que nEle esperam? Se a resposta é sim, devemos agir de acordo.

UM PRINCÍPIO SIMPLES

Há um princípio simples para empreender com segurança, quer esteja iniciando ou expandindo o negócio; A primeira coisa a fazer é buscar o conselho de Deus e confiar; e obviamente que isso não deve ser a última coisa a ser feita, depois de já ter explorado exaustivamente todas as outras e demais possibilidades. Acredite ou não o plano sugerido por Deus lhe salvará de fardos opressivos decorrentes do excesso de dívidas e de sofrimentos evitáveis.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.