Saúde

Um estímulo virtual ao vício

Bernardo Yoneshigue
| Tempo de leitura: 1 min

Um grande desafio com o avanço das redes sociais é entender a dimensão dos impactos negativos de determinados conteúdos entre os jovens, como na influência de comportamentos e hábitos que podem ser nocivos para a saúde. Uma dessas práticas, embora retratada em diversas publicações como algo prazeroso e divertido, é o ato de fumar.

Agora, o maior estudo já conduzido sobre o tema comprovou que a exposição a postagens relacionadas a cigarros, vapes e outros modelos dobra as chances de adolescentes adotarem o hábito, além de aumentar a propensão em aderir à prática entre aqueles que nunca experimentaram.

O trabalho foi publicado na revista científica JAMA Pediatrics por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, nos EUA, e da Sociedade Americana do Câncer. Os responsáveis analisaram 29 estudos sobre o tema com 139.625 participantes de diversos países. Foram considerados ainda diferentes tipos de conteúdo e plataformas sociais, sendo a primeira pesquisa em larga escala a relacionar o tabagismo com as mídias sociais.

A faixa etária avaliada foi composta majoritariamente por adolescentes - 72% do dos participantes. Comparado àqueles que relataram não ser expostos a conteúdos sobre tabaco nas redes, os que tinham contato com as postagens se mostraram até duas vezes mais propensos a consumir o produto.

Os estudos analisados foram conduzidos com participantes dos EUA, Índia, Austrália e Indonésia. Os conteúdos classificados como relacionados a tabaco incluíram postagens de perfis pessoais e de empresas e anúncios. Os itens que apareciam nas publicações variaram entre cigarros convencionais, modelos eletrônicos, narguilés, charutos e tabaco artesanal. As redes analisadas foram Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Snapchat, Pinterest e Tumblr.

Para avaliar a exposição ao conteúdo, foram considerados tanto quem realizava ações como curtidas, compartilhamentos, comentários e busca pelo material online, como também aqueles que apenas viram as postagens.

Comentários

Comentários