José Milagre

Links do Instagram e Facebook: eles ameaçam sua privacidade?

14/08/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Já reparou que quando você clica em um link no Instagram ou no Facebook, ao invés de te direcionarem ao navegador eles abrem uma aba de um navegador próprio? Pois é, Felix Krause, pesquisando sobre isso, descobriu que tais navegadores são rastreados através de um código Javascript inserido no navegador. Segundo a pesquisa de Felix, todos os sites, anúncios e links que estão no Instagram possuem rastreio de dados, fazendo com que a empresa consiga monitorar nossas interações, como cada clic, capturas de tela, formulários, seleção de texto, senhas, endereços e números de cartões também. Esse tipo de informação deve nos deixar cada dia mais alertas, pois esses dados coletados sobre nós são muitas vezes vendidos e usados como publicidades em nossas telas, fazendo com que aquele tênis que, uma vez você clicou no link só para saber quanto custava, apareça e reapareça para você dezenas de outras vezes, te induzindo a comprá-lo. Querendo ou não, todos sabemos o poder que as mídias atualmente têm sobre as nossas escolhas. Então, fique atento. Sempre que for fazer um cadastro, login, ou inserir dados de cartão esteja certo de que está no site oficial da empresa e que acessou esse site através de um navegador seguro e não de um pseudo navegador como o criado pelo Instagram. Vale lembrar que na lateral desses navegadores encontra-se três pontinhos, em que existe a opção "abrir esse link no navegador", Sempre opte por essa opção.

Metaverso: o risco dos crimes digitais nos novos universos

Os metaversos nada mais são do que uma forma diferente e tecnológica de se relacionar com o mundo digital, utilizando de realidades virtuais, inteligência artificial entre outros. Vale a pena sempre deixar o alerta para nossos leitores: todo ambiente virtual está sujeito a crimes digitais, incluindo jogos e Metaversos. Através dos Metaversos, você pode simular e reproduzir atividades cotidianas no ambiente virtual como, comprar e vender terrenos, construir sua casa, sua empresa, sua família, dentre outros, podendo ser extremamente lucrativo para seus criadores. No entanto, por mais que seja algo inovador, envolve riscos aos usuários. Deixamos para você uma lista de alguns deles:

>Violação de privacidade: a coleta de dados e informações de dados do usuário é praticamente inevitável.

>Problemas envolvendo Blokchains: grande parte do dinheiro aplicado nos metaversos é armazenado em blokchains, e tais carteiras virtuais podem apresentar riscos.

> Catfish: Golpe aplicado através de usuários que se passam por outa pessoa na internet.

> Fake News: Disseminação de desinformação e notícias falsas em massa.

> Distorção da realidade: Como nos Mataversos é possível criar uma realidade ideal, é possível que os usuários sofram com a distorção da realidade, gerando frustrações

Como dito anteriormente, todo ambiente virtual apresenta riscos, esteja ciente deles!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.