Alberto Consolaro

Como são os Camaleões

20/08/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Estes lagartos rastejantes têm a habilidade de trocar a cor e se camuflarem no ambiente onde estão, dissimulando-se dos predadores e futuras caças. Por representar e disfarçar tanto, em alguns lugares os bons atores são chamados elogiosamente de camaleões. Mas, pejorativamente, as pessoas falsas e perigosas que jogam duplo e manipulam as pessoas com dúbias posições e opiniões são também chamadas de camaleões. Na linguagem figurada, camaleão é sinônimo de pessoa volúvel e maleável, que adapta seu comportamento e características conforme a conveniência.

LÍNGUA E CORPO

Os camaleões podem ser perigosos com sua língua muito grande e rápida que pode captar o que querem como besouros, mariposas, gafanhotos e moscas ou tudo que fica também rondando o ambiente fétido dos palácios e hotéis da floresta. Os camaleões têm uma língua pegajosa ou grudenta para lambuzar e sujar as presas alvos e depois engolir acabando com quem não gosta. O comprimento de seu corpo é 60cm, mas a sua língua, maldita ou não, tem mais que um metro e só consegue ser visualizada e estudada com o uso de câmeras de alta velocidade. A língua do camaleão é muitíssimo poderosa, cuidado com ela!

A sua cauda longa é preênsil e atua junto com as suas fortes patas. Nas academias deve ter muitos camaleões. Estão na terra a mais de 100 milhões de anos. Recoberto por escamas e queratina muito resistente, faz a mudança de pele no seu crescimento como as serpentes, o que se vê com frequência na televisão e redes sociais.

Cuidado com os camaleões, eles se movimentam de forma muito lenta para não ser notados antes de atacarem. Ninguém percebe, na festa e jantares das matas e planaltos, que os camaleões estão presentes, pois se camuflam muito bem com sua roupagem que varia a coloração e padrão combinando rosa, azul, vermelho, laranja, verde, preto, marrom, azul claro, amarelo, turquesa e púrpura. As cores são mais escuras quando estão irritados, para tentar assustar ou intimidar os outros, enquanto os machos mostram padrões multicoloridos mais leves quando cortejam as fêmeas, apesar de serem muito agressivos mesmo com as fêmeas.

OS OLHOS

Seus olhos têm visão de 360º graus controlando tudo ao redor, sem deixar passar nada despercebido. Seus olhos podem ser movidos independentemente um do outro, para qualquer direção, o que lhe confere aparência curiosa e assustadora no meio do salão florestal. Quando um camaleão vê uma presa, pode fixá-la com um olho e utilizar o outro para verificar se não há predadores nas redondezas. O cérebro do camaleão recebe as imagens separadas e as associam. Ao se aproximar da presa, o camaleão fixa nela ambos os olhos rapidamente para poder fazer a pontaria.

Os camaleões gostam de arbustos ou vivem no chão por baixo de folhas e muitos vivem em apartamentos e casas, talvez como animais de estimação. Podem passar de um galho a outro, graças à sua cauda preênsil e os pés em forma de pinças.

CUIDADOS FINAIS

Esse réptil existe no Brasil em grande número, apesar de nativos da África, Sul da Europa e Ásia. Na África nunca se mata o camaleão e no caminho, tiram-no com precaução, com medo de maldições. A sua família “Chamaeleonidae” é grande e tem mais de 100 espécies. A sua importação ou tráfico foi proibido no país, mas a reprodução dos que já vivem por aqui é grande e permitida, podendo ser comercializado.

Os olhos são recobertos por uma pálpebra que deixa livre apenas uma pequena área circular no centro, que corresponde à íris e a pupila, para fingir que está dormindo, mas está na espreita. Eles conseguem captar da luz visível para humanos e até a luz ultravioleta no escuro. Os camaleões não são caçadores ativos, preferem sentar-se, ficando horas imóveis, esperando uma presa passar por eles. Eles costumam fingirem-se de morto para escapar de ameaças, caindo de lado, endurecendo as pernas e fechando os olhos. Especialmente nesta época!

Alberto Consolaro – Professor Titular da USP e Colunista de Ciências do JC.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.