Avaí - Um educador indígena da Terra de Araribá, em Avaí, morador da Aldeia Ekeruá, assumiu de forma pioneira e inédita cargo pedagógico na Diretoria Regional de Ensino de Bauru, responsável por 84 escolas de 16 municípios. David Henrique Pereira da Silva, o David Terena, é formado em Licenciatura Intercultural pela Universidade de São Paulo (USP), tem graduação em Pedagogia pelo Unisagrado e atua há mais de 17 anos na Educação Escolar Indígena do Estado de São Paulo.
"É a conquista de uma luta centenária das lideranças, caciques. Uma luta por reconhecimento, valorização da sua etnia, do seu povo, da sua cultura, e por representatividade", avalia o docente. "Além da educação escolar indígena, dentro dessa pasta, nós também vamos ter a educação quilombola e projeto educacional regional das Fundações Casa". Nesta terça (23), ele foi homenageado por professores e alunos da Escola da Aldeia Ekeruá, onde atuou. "Isso, para mim, foi marcante", declara.
A designação de um professor especialista em conteúdo (PEC) indígena foi possível graças ao artigo 19 da Resolução nº 62, de 14 de julho de 2022, mediante carta de recomendação da Dirigente Regional de Ensino. "O profissional atuava como coordenador geral do agrupamento de escolas indígenas (ele tinha passado por processo seletivo para o cargo) desde o início do ano", afirmou a Secretaria Estadual da Educação em nota.
O feito inédito foi comemorado pela professora Marta Terena, que compõe a equipe de docentes da Escola Estadual Indígena Aldeia Ekeruá. "Hoje foi dia de homenagear e celebrar mais uma conquista. Dia histórico para a Educação Escolar Indígena da Terra Indígena de Araribá. Será o primeiro indígena a assumir cargo dentro da Diretoria de Ensino - Região de Bauru. Obrigado por todos os momentos e pelos ensinamentos compartilhados", disse.
Para o escritor indígena e antropólogo Tiago Nhandewa, o ingresso de David Terena na Diretoria Regional de Ensino é mais do que uma conquista. "É um direito previsto na legislação, principalmente na Constituição Federal de 1988, onde são garantidos processos de ensino próprios e ensino das línguas indígenas. É uma conquista porque, em espaços como este, por muito tempo, não havia a representação indígena. É um avanço significativo", ressalta.