José Milagre

Mulher que sofreu exposição recebe indenização do Google

18/09/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Já pensou ter sua privacidade invadida dentro da sua casa? Pois é. Recentemente, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça Federal e Territórios condenou a Google Brasil Internet a indenizar em R$ 3 mil uma mulher que reside em Brasília e teve sua imagem exposta nas redes sociais enquanto tomava sol em sua casa. Após o constrangimento de ver suas imagens circulando pelas redes, a moradora procurou o 2° Juizado Especial, que condenou a Google Brasil por danos morais, já que a mulher teve sua imagem tomando sol flagrada pela plataforma do Google Maps / Street View. A filial da empresa no Brasil afirmou que não houve "violação ao direito de imagem da autora e nem conduta ilícita capaz de ensejar a condenação". A Google postou uma nota dizendo que existe uma tecnologia por trás do Street View que desfoca o rosto de pessoas e placas para que nenhum indivíduo seja identificado através das imagens e que quem desejar um desfoque completo pode solicitar pelos canais de denúncias. O TJDFT, no entanto, não entendeu assim, uma vez que a identidade e endereço da mulher foram expostos e vistos até por amigos e conhecidos nas redes. Tal tema foi debatido tempos atrás, quando drones estavam invadindo e capturando imagens dentro de residências particulares. O debate é longo e cheio de questões, quando se trata dos limites de privacidade considerados permitidos ou não.

Apple e a tecnologia de carregamento com energia limpa

A Clean Energy Charmin nada mais é do que um modo de carregamento dos aparelhos celulares que utiliza energia limpa e vem sendo muito pensada ultimamente pelo ponto de vista ecológico e tem como objetivo otimizar o carregamento dos celulares e gerar uma forma de carregamento mais sustentável, uma vez que essa nova forma de energia reduz o uso de energia utilizando carbono nos Iphones. Tal novidade foi lançada pela Apple na última segunda feira, dia 12, e estará disponível aos usuários do iOS 16. A novidade já está disponível para os usuários beta. Segundo a Apple, "na sua região, o iPhone tentará reduzir sua pegada de carbono carregando seletivamente quando houver eletricidade de baixa emissão de carbono disponível. O Iphone aprende com sua rotina diária de carregamento para que possa atingir a carga total antes que você precise usá-lo". Tal recurso já vem sendo estudado e provavelmente estará disponível ainda em 2022 para os usuários do iOS16.

Ataque hacker na Uber

A empresa Uber descobriu uma violação em seus sistemas que comprometeu vários dos seus processos internos. Um possível responsável pelo ataque assumiu que enviou e-mails, armazenamento na nuvem e até repositórios de códigos para o NY Times e pesquisadores de segurança digital. A Uber se manifestou dizendo que já contataram as autoridades e que estão investigando o crime. Os funcionários foram instruídos a não utilizar o sistema interno de comunicação uma vez que o hacker usou o próprio sistema interno para anunciar o ataque que dizia: "Anuncio que sou um hacker e que a Uber sofreu uma violação de dados". Ataques semelhante a esse aconteceram recentemente com a Microsoft e Okta, enfatizando ainda mais a importância da proteção e segurança de dados em grandes empresas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.