Economia & Negócios

Três levam Nobel de Economia de 2022

Americanos pesquisaram efeitos de crises e 'corridas bancárias'

11/10/2022 | Tempo de leitura: 1 min
FolhaPress

Oslo - O prêmio Nobel de Economia de 2022 foi dado aos americanos Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig, por suas pesquisas sobre o setor bancário e as crises financeiras.

O anúncio foi feito nesta segunda (10). As pesquisas dos três mostram por que os bancos são necessários, por que são vulneráveis e como prevenir que eles quebrem.

Bernanke, 68, foi presidente do Fed, o banco central americano, entre 2006 e 2014, e enfrentou a crise de 2008. Diamond é professor da Universidade de Chicago desde 1979. Já Philip Dybvig, 67, é professor de bancos e finanças na Universidade Washington, em St. Louis. Na crise, é comum que as pessoas corram aos bancos para tentar sacar seus recursos. Este movimento pode levar à falência deles. Em resumo, a teoria das corridas bancárias aponta que os bancos só estão seguros se estiverem regulados adequadamente.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.