
Por conta do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida (celebrado hoje, 12 de outubro) e do feriado escolar do Dia do Professor (comemorado em 15 de outubro), este período do ano já se consolidou como a 'Semana do Saco Cheio' em Bauru e no restante do País. Inclusive, a rede estadual está em recesso oficial nestes dias.
Em várias escolas, cursinhos e universidades (sejam eles públicos ou privados), não é de hoje que alunos combinam faltas coletivas nesta época, o que impede que novos conteúdos sejam ministrados. E, com o passar do tempo, as próprias instituições de ensino têm se adaptado a essa realidade.
Já prevendo o desfalque, algumas unidades aproveitam até para realizar atividades "mais leves", como feiras culturais e gincanas, com os estudantes, que, por ventura, apareçam.
Como recorte dessa realidade, o D'Incao Instituto de Ensino, por exemplo, mantém os professores na ativa, mas sem desconsiderar a força da emenda informal gerada pela 'Semana do Saco Cheio'.
Por lá, alunos do 3.º ano do ensino médio programaram uma viagem de lazer em grupo para esta semana. A escola não participou do processo da excursão, mas foi comunicada sobre a decisão.
Já os estudantes do 1.º e 2.º anos decidiram, também por conta própria, faltar nestes dias. "Não são todos que faltam. Os alunos presentes estão nas salas com os professores e fazem atividades, mas, geralmente, não recebem conteúdos novos", reforça Vera Casério, diretora da instituição, explicando que, quando há ausência de mais da metade da sala, novos conteúdos não são ministrados.
"Estou há 50 anos na área da Educação e a 'Semana do Saco Cheio' não existia antigamente. Ela passou a ser, de fato, praticada há uns 20 anos, mais ou menos, e foi ganhando muita força", observa.
FEIRAS E PASSEIOS
O período também passou a ser utilizado por algumas escolas de Bauru para a prática de feiras culturais e passeios educativos.
"Nesta semana, nossos alunos do ensino fundamental, do 1.º ao 5.º ano, participam de atividades mais leves, como cinema, gincanas, celebrações, passeios culturais e piquenique", acrescenta Vera Casério.
ESTADO E MUNICÍPIO
Na rede estadual, as escolas estão em recesso oficial de 10 a 14 de outubro e as aulas retornam apenas na segunda-feira (17).
Apesar do descanso para alunos e docentes, a Secretaria de Estado da Educação ressalta que as escolas permanecem abertas nesta quinta (13) e sexta-feira (14) para atendimento ao público.
"No Centro de Mídias SP (CMSP), durante o período de recesso, as aulas serão reprisadas para os estudantes que quiserem revisar os conteúdos", frisa a pasta estadual.
Em contrapartida, na rede municipal, o calendário transcorre normalmente, com folga somente nesta quarta-feira (12), feriado nacional, informa a Prefeitura de Bauru.