Botucatu - Uma mulher de 30 anos foi presa em flagrante pela Guarda Civil Municipal (GCM), neste domingo (21), em Botucatu (100 quilômetros de Bauru), após deixar os dois filhos, de 1 e 8 anos, sozinhos em casa e orientar o mais velho para que não fizesse barulho, evitando assim denúncias sobre o abandono, como já havia ocorrido em ocasiões anteriores, conforme o boletim de ocorrência (BO).
Segundo o BO, vizinhos acionaram a corporação, por volta das 17h, e relataram que havia duas crianças sozinhas na residência. Quando os guardas civis municipais chegaram, se depararam com a porta trancada e visualizaram as duas crianças por meio de um vão da janela do quarto, aparentemente escondidas.
Ao ser descoberto, conforme o BO, o mais velho foi até a janela e contou à equipe que a mãe é cantora e teria saído de casa por volta das 12h. Disse, ainda, que ele e o irmão haviam se alimentado de bolachas e de salgadinhos no almoço e que teria sido orientado pela mãe a não fazer barulho para evitar denúncias.
O garoto vestia apenas camiseta e cueca. Já o mais novo estava só de fralda. Eles foram retirados do local pela janela e encaminhados ao Espaço Acolhedor, onde receberam roupas e alimentos. Ainda de acordo com o registro policial, durante toda a ocorrência, a GCM tentou contato telefônico com a mãe, que não atendeu.
O caso foi acompanhado pelo Conselho Tutelar. Após várias tentativas, a mulher informou que estava retornando para Botucatu, onde chegou quando o BO era registrado, optando por se manter em silêncio. Ela foi autuada em flagrante por abandono de incapaz e conduzida à Cadeia Pública de Itatinga, onde ficou à disposição da Justiça. As crianças ficaram sob os cuidados do pai.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.