O diretor Kleber Mendonça Filho foi homenageado pela Critics Choice Association, maior entidade de críticos de cinema da América do Norte, por seu trabalho em “O Agente Secreto”, longa escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026. É a primeira vez que um cineasta brasileiro recebe o prêmio, considerado um dos principais termômetros da temporada de premiações.
Leia mais: ‘O Agente Secreto’ representará o Brasil no Oscar 2026
Estrelado por Wagner Moura, o filme ambientado no Pernambuco dos anos 1970 acompanha a jornada do homem que retorna ao Recife após ser ameaçado de morte, tentando reencontrar o filho. A produção já conquistou prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator no Festival de Cannes, e vem sendo apontada pela imprensa internacional como uma das favoritas ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
“Eu trabalhei como crítico durante 13 anos, e sempre entendi o trabalho da crítica como uma forma de tentar compreender o que a cultura quer dizer. E hoje, muitos anos depois, sou cineasta e estou sendo homenageado com um prêmio do Critics Choice”, declarou Kleber durante a cerimônia.
O diretor celebrou o momento como vitória do cinema nacional: “Existe uma excitação em torno da produção brasileira e das histórias brasileiras. Nosso país é cheio de poesia, beleza e contradições, e isso resulta em dramas muito bons, em histórias bem contadas.”
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.