INVESTIGAÇÃO

Gaeco cobra dados de Araçatuba em apuração de desvio bilionário

Por Guilherme Renan | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Prefeitura tem cinco dias para detalhar contratos da saúde com a OSS Mahatma Gandhi, alvo da Operação Duas Caras
Prefeitura tem cinco dias para detalhar contratos da saúde com a OSS Mahatma Gandhi, alvo da Operação Duas Caras

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) requisitou, nesta semana, informações detalhadas à Prefeitura de Araçatuba sobre a parceria firmada entre 2019 e 2025 com a OSS (Organização Social de Saúde) Mahatma Gandhi. A entidade é investigada por suposto desvio de R$ 1,6 bilhão em verbas da saúde.

O ofício, assinado pelo promotor João Paulo Gabriel de Souza, exige que o município envie, em até cinco dias, documentos que comprovem o processo de escolha da OSS, relatórios de fiscalização e nomes de gestores responsáveis pelos contratos. O pedido integra a investigação da Operação “Duas Caras”, deflagrada em agosto para desarticular um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro em vários estados.

A Mahatma Gandhi administrou Unidades Básicas de Saúde e serviços de saúde mental em Araçatuba de setembro de 2019 a maio de 2025. Hoje, essas funções estão sob responsabilidade da Zatti Saúde, em convênio com a Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o Ministério Público, a organização firmava contratos e, posteriormente, repassava recursos a empresas ligadas a seus dirigentes, emitindo notas frias e superfaturadas. A operação resultou em mais de 100 mandados, incluindo prisões, buscas e bloqueio de bens em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários