IMPASSE

Conselho de Ética de Birigui apura denúncia contra Dafé

Por Guilherme Renan | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução redes sociais
Vereador Benedito Dafé (PL), alvo de denúncia no Conselho de Ética da Câmara de Birigui
Vereador Benedito Dafé (PL), alvo de denúncia no Conselho de Ética da Câmara de Birigui

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Birigui recebeu, na última sexta-feira (12), a denúncia que pede a investigação do vereador Benedito Dafé (PL). O parlamentar é acusado de ofender o vereador Marcos da Ripada (UB), na última quinta-feira (11), após uma reunião na sala da presidência para discutir projetos, ao ironizar o uso de bolsa de colostomia pelo colega.

O conselho é presidido pelo vereador Le Moreira (Mobiliza) e tem como membros Pastor Davi (PRD) e Fumaça (PSD). Em entrevista telefônica, Le Moreira detalhou os próximos passos:

“A denúncia foi protocolada dentro das normas da Casa e seguirá primeiro para análise do setor jurídico. Assim que recebermos o parecer, voltaremos a nos reunir para decidir a sequência do processo”, explicou.

Segundo o presidente, o procedimento seguirá rigorosamente o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município:

“Vamos ouvir as partes envolvidas, garantir o contraditório e a ampla defesa. O Conselho de Ética tem o dever de conduzir o caso com transparência e dentro da legalidade”, afirmou.

A denúncia pode resultar em advertência, suspensão ou até cassação do mandato de Benedito Dafé, além de possíveis desdobramentos na esfera judicial.

“Nosso compromisso é com a ética e com o respeito ao Parlamento. Conduziremos tudo com seriedade, sem pressa, mas também sem omissão”, reforçou Le Moreira.

Após a análise jurídica, o Conselho de Ética terá prazo para apresentar relatório, que será apreciado em plenário. Para a perda de mandato, é necessário o voto favorável de dois terços dos parlamentares.

A reportagem entrou em contato com o vereador Benedito Dafé para ouvir sua versão, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. O espaço segue aberto para manifestação.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários