O prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta (PL), convidou os vereadores para uma reunião no Paço Municipal, na tarde desta segunda-feira (15), em uma iniciativa voltada a fortalecer o diálogo entre os poderes. O convite foi realizado por telefone a todos os parlamentares pelo secretário de Governo e Comunicação, Marcelo Teixeira.
Embora não haja uma pauta oficial definida, o encontro deve tratar de assuntos de interesse público, incluindo as emendas ao Plano Plurianual (PPA), aprovado na última segunda-feira (8). A aprovação do PPA gerou debates acalorados na 28ª sessão ordinária do ano, chegando a ser questionada por vereadores como Gilberto Batata Mantovani (PSD) e Luiz Boatto (Solidariedade), mas o projeto foi aprovado por 10 votos a 4.
O PPA recebeu 65 emendas, algumas propostas a partir de sugestões da população em audiências públicas na Câmara e outras elaboradas pelos próprios vereadores. Entre elas, destaca-se a emenda da presidente da Casa, Edna Flor, que reduziu de 15% para 10% o limite orçamentário que o prefeito pode movimentar sem autorização da Câmara.
A reunião também visa responder aos pedidos de maior diálogo com o Executivo, feitos por vereadores como Ícaro Morales (Cidadania) e Denilson Pichitelli (Republicanos). Para o líder do Governo na Câmara, Fernando Fabris (PL), a aproximação busca melhorar a comunicação sem comprometer a independência dos parlamentares nas votações.
O prefeito ainda precisa da aprovação da Câmara para projetos estratégicos e polêmicos, como a subvenção ao transporte público urbano, que deve retornar à pauta em breve. Outro tema sensível é a denúncia contra o secretário de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, acusado de atuar como perito judicial, função considerada incompatível com a dedicação plena exigida pelo cargo de secretário municipal.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.