AÇÃO DE EMERGÊNCIA

Aeroporto realiza simulado com foco em acidente aéreo

Por Wesley Pedrosa | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Governo de SP
Treinamento em Araçatuba testa resposta emergencial em caso de pane, incêndio e vítimas durante pouso forçado.
Treinamento em Araçatuba testa resposta emergencial em caso de pane, incêndio e vítimas durante pouso forçado.


O aeroporto estadual de Araçatuba, administrado pela concessionária Aeroportos Paulistas (ASP), será cenário de um simulado de emergência no dia 14 de agosto, a partir das 15h. A ação pretende avaliar a eficiência do atendimento diante de um acidente aéreo com múltiplas vítimas e incêndio.

O exercício simulará uma aeronave que, após falha no trem de pouso, realiza uma aterrissagem forçada, ultrapassa a pista e colide no pátio, resultando em fogo e feridos. As equipes envolvidas atuarão desde o resgate e combate às chamas até o atendimento pré-hospitalar e coordenação entre os órgãos de segurança.

A operação terá participação de bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), policiais, Defesa Civil, GCM (Guarda Civil Municipal) e companhias aéreas, além de apoio de estudantes do Senac e Unisalesiano. O grupo de voluntários Legendários também integra a atividade, colaborando na simulação das vítimas.

Além do plano de emergência, será ativado o Pafavida, que define protocolos para acolher e orientar familiares de vítimas, com apoio psicológico, comunicação clara e estrutura de atendimento humanizado. A ação faz parte das exigências do RBAC 153 para aeroportos de pequeno e médio porte.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários