LOJA

Busca Busca de SJC está tremendo? Construtor explica

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Loja Busca Busca em São José
Loja Busca Busca em São José

Após a circulação de boatos sobre supostos tremores na estrutura do antigo Shopping Faro, atualmente em processo de transformação no novo Shopping Busca Busca, a direção do empreendimento decidiu esclarecer publicamente a situação.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Em vídeo publicado nas redes sociais da página Pelo Bem de São José, o responsável técnico pela obra, Reginaldo, que atua há anos na construção do prédio, explicou que não há qualquer risco estrutural no imóvel. Segundo ele, o que tem sido percebido por alguns visitantes é uma pequena vibração natural da laje, resultado do próprio método construtivo adotado.

“Optamos por panos de laje maiores, de até 100 metros quadrados, para não comprometer as vagas dos dois subsolos de estacionamento. Isso evita o excesso de pilares. Toda laje com esse porte pode apresentar uma leve vibração, o que é absolutamente normal e previsto em projeto”, afirmou Reginaldo.

A obra foi projetada pela OPS Engenharia, com mais de 50 anos de experiência em cálculo estrutural. De acordo com Reginaldo, o engenheiro esteve no local e atestou que não há qualquer anomalia na estrutura.

“O prédio é sólido, com vigas de 60 por 40 centímetros, superiores até às de muitos edifícios de 60 andares. A laje tem 20 centímetros de espessura e reforço adequado. Vibrações como essa ocorrem também em pontes e viadutos — e são parte da engenharia segura”, reforçou.

O Shopping Busca Busca também possui toda a documentação regularizada, incluindo a aprovação da Prefeitura de São José dos Campos e a verbação do Corpo de Bombeiros, o que garante a segurança para a abertura e funcionamento do local.

“Não há qualquer risco à população. A estrutura é robusta e segura. O que se sente é uma vibração leve, esperada nesse tipo de construção”, disse Reginaldo.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

2 Comentários

  • Roderson Pereira Ferreira 26/07/2025
    Não é bem assim o fato da estrutura estar trabalhando pode ser um sinal de alerta sim, ter estrutura robusta não garante a segurança da construção, aço de bitolas sub dimensionadas prejudica na funcionalidade da estrutura, o que acontece nas pontes e que são pessoas concentrados e aí são distribuídos teoricamente não e para acontecer, fato e que somente se percebeu agora, sou especialista em concreto armado e eventos assim chama atenção, precisa cautela.
  • LUCIANA SOARES SILVA SANTOS 26/07/2025
    Eu senti este tremor. Mas agora sabendo que foi o Oswaldo da OPS quem fez o projeto estrutural do local fico mais tranquila em ir lá. Agora o cálculo foi feito para carros este mesmo calculo serve também para a quantidade de trepidacao que recebe o tempo todo?