A GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos realizou nesta sexta-feira (25) a formatura de 60 novos guardas. A solenidade aconteceu no Teatrão, na Vila Industrial, com participação de familiares dos novos guardas e representantes da prefeitura, da Câmara e das forças de segurança.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Também foram formados 15 guardas municipais de Lorena e quatro de Bragança Paulista, que receberam o treinamento em São José.
A corporação chega a 380 agentes na cidade e mantém política de aumento progressivo, podendo ultrapassar 400 homens e mulheres no próximo ano. A GCM também conta com uma nova sede e unidade de treinamento, após investimento de R$ 5 milhões,
A turma de 2025 recebeu o nome do guarda municipal Matias Fernandes de Freitas Siqueira, de 36 anos, que morreu em 6 de julho após acidente de moto em Jacareí. A mulher e os dois filhos do guarda foram homenageados na cerimônia. As crianças ganharam uniformes da GCM.
Os novos guardas municipais passaram por estágio desde 22 de junho, com patrulhamento nas ruas de São José acompanhados de instrutores. Ao todo, os agentes tiveram mais de 700 horas de formação, incluindo aulas teóricas e atividades práticas.
“Em segurança somos um só. Todos trabalham em prol de cuidar, proteger e servir o cidadão de bem”, disse o prefeito Anderson Farias (PSD) na formatura dos guardas municipais.
Ele disse que o reforço representa “o grande presente para o aniversário de São José”, que completa 258 anos no próximo domingo (27). “A integração da GCM com as forças de segurança é o resultado positivo que a gente vem tendo na cidade”.
Aos novos agentes, Anderson disse que eles estão preparados e qualificados para enfrentar as missões que virão. “Vocês lutaram muito por essa formatura. E agora vai para as ruas para proteger as pessoas”.
Rafael Silva, secretário de Proteção ao Cidadão de São José, disse que a GCM tornou-se uma peça fundamental na engrenagem da segurança pública em São José, trabalhando integrada com as polícias e outras instituições.
“Esses novos guardas vão reforçar o trabalho operacional da GCM para a segurança da cidade. A guarda e a integração entre as forças de segurança foram fundamentais para a redução dos indicadores criminais”, afirmou.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.