LIXO ORGÂNICO

Prefeitura reforça importância do descarte correto em contêineres

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação / Prefeitura de Jundiaí
Os 2 mil contêineres estão espalhados por regiões da cidade e facilitam o recolhimento
Os 2 mil contêineres estão espalhados por regiões da cidade e facilitam o recolhimento

A Prefeitura de Jundiaí, através do Departamento de Limpeza Pública (Limpub) da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (Ugisp), mantém 2 mil contêineres em diversos bairros da cidade destinados ao descarte correto de lixo orgânico. A medida faz parte de um sistema de coleta mais eficiente, que visa organizar a destinação dos resíduos e evitar o descarte irregular nas vias públicas.

O chamado lixo úmido, que compreende restos de alimentos, lixo de banheiro, fraldas, descartáveis e outros, deve ser acondicionado em sacos plásticos e colocado nos contêineres ou deve ser entregue à coleta convencional nos dias e horários definidos para cada região.

De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Pública, José Maria de Oliveira Jr, o uso dos contêineres contribui para a organização urbana e oferece mais segurança à população e aos coletadores.

“Os contêineres de lixo doméstico orgânico ajudam a evitar acidentes, riscos de contaminação e o acúmulo de resíduos em locais inadequados. Além disso, tornam a coleta mais rápida e eficiente para as equipes operacionais”.

José Maria reforça ainda que a coleta de lixo doméstico atende 100% do município e é realizada diretamente na porta dos imóveis, com caminhões especiais equipados com coletores. “O descarte irregular de resíduos em áreas públicas ou terrenos baldios é crime ambiental e pode trazer uma série de problemas, como a proliferação doenças e animais peçonhentos, ratos, entupimento de bueiros e degradação do espaço urbano”, afirmou o diretor.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários