A XP Investimentos ingressou com uma ação judicial contra o youtuber Daniel Penin, conhecido nas redes como “coach de Taubaté”. A empresa acusa o influenciador de divulgar informações falsas com o intuito de enganar o público e obter vantagens financeiras por meio da venda de produtos.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O caso ocorreu em São Paulo, onde a corretora alega que Penin, que possui mais de 2,6 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, estaria utilizando conteúdos com aparência jornalística para promover nutracêuticos — substâncias como vitaminas e aminoácidos — de maneira enganosa.
Segundo os advogados da XP, o youtuber forjaria notícias com visual semelhante ao de grandes portais para dar credibilidade a promessas como aumento da expectativa de vida e rejuvenescimento da pele.
De acordo com a ação, os vídeos de Penin também atacam empresas do setor financeiro e de apostas, enquanto promovem seus próprios produtos. Um dos exemplos citados é o fato de criticar a plataforma Blaze, ao mesmo tempo em que vende cursos ensinando a “ganhar na Lotofácil”.
Penin se apresenta nas redes como vendedor de nutracêuticos e mentor de uma comunidade voltada ao ensino de estratégias para ganhar dinheiro online, inclusive com lojas virtuais. Os advogados da XP afirmam que ele ensina a vender os produtos por meio de anúncios enganosos, com foco principalmente no público idoso.
Os ataques diretos à XP começaram no dia 3 de junho, com a publicação de um vídeo considerado um “trailer”, em que Penin prometia expor informações sobre a empresa no dia seguinte.
Procurados, nem Daniel Penin nem representantes da XP se pronunciaram até o momento. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.