OPERAÇÃO

Motorista é preso com carga de café sem origem e placa adulterada

Por Leonardo de Oliveira | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Polícia Militar Ambiental
Operação Impacto Força Total é voltada ao combate de crimes na zona rural
Operação Impacto Força Total é voltada ao combate de crimes na zona rural

A Operação Impacto Força Total, voltada ao combate de crimes na zona rural da região da Alta Mogiana, especialmente os relacionados à safra do café, a Polícia Militar Ambiental, com apoio do policiamento rodoviário, prendeu em flagrante o motorista de um caminhão Ford F-4000 prata carregado com café in natura sem nota fiscal e com a placa dianteira adulterada. A prisão aconteceu nessa quinta-feira, 26, em Pedregulho.

A abordagem ocorreu após os policiais identificarem que a placa dianteira do caminhão estava modificada, com o uso de fita isolante no terceiro caractere. Ao verificar a carroceria de madeira, a equipe encontrou uma carga considerável de café sem qualquer documentação que comprovasse sua origem legal.

Os dois ocupantes do veículo apresentaram versões contraditórias sobre a procedência do produto. Inicialmente, afirmaram que o café havia sido colhido em uma propriedade da avó do passageiro, localizada em Ribeirão Corrente.

No entanto, o policiamento territorial da cidade foi acionado e informou não reconhecer a propriedade mencionada, mesmo com as referências fornecidas. O passageiro também não conseguiu identificar a área via aplicativo de satélite, alegando que o local não tem morador fixo e que apenas colhedeiras estavam presentes. Ele se ofereceu para retornar ao local com os policiais, mas, segundo os agentes, o café não apresentava ser recém-recolhido.

A versão mudou posteriormente. O motorista declarou que o café pertencia a ele e havia sido colhido em um sítio de seu pai, em Pedregulho. Disse ainda que havia pegado o caminhão sem saber que estava carregado, com o objetivo de buscar ração em Jeriquara, mas se confundiu com o horário e estava a caminho de volta para Pedregulho quando foi abordado.

Diante das informações contraditórias e da evidência de adulteração da placa, o policiamento de área foi acionado para apoio. A ocorrência foi registrada na CPJ (Central de Polícia Judiciária) de Franca. O motorista foi preso em flagrante com base no artigo 311 do Código de Trânsito Brasileiro, que trata da adulteração de sinal identificador de veículo.

Foram apreendidos os três celulares dos ocupantes e o caminhão. Após o registro, o veículo foi liberado para o irmão do motorista. Segundo consulta ao sistema de antecedentes criminais, não havia mandados de prisão em aberto contra os dois homens, mas foi constatado que o passageiro já é egresso do sistema prisional por crime de furto.

A Polícia Civil segue investigando o caso para esclarecer a verdadeira origem da carga e se há envolvimento dos abordados em furto de café na região.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários