REGIÃO DE ARAÇATUBA

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo crescem na região

Por Wesley Pedrosa | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Agência Brasil
Região de Araçatuba segue tendência de alta enquanto São José do Rio Preto tem idade média entre as mais baixas
Região de Araçatuba segue tendência de alta enquanto São José do Rio Preto tem idade média entre as mais baixas

Os casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo seguem em ritmo de crescimento no Estado de São Paulo, de acordo com levantamento divulgado pela Fundação Seade. Entre 2013 e 2024, foram registrados 37.625 casamentos homoafetivos no estado. O número representa avanço significativo na participação desse tipo de união no total de casamentos, saltando de 0,7% em 2013 para 1,8% em 2024.

A maior parte dos registros envolve casais formados por mulheres, que representaram 65% dos casamentos homoafetivos realizados em 2024. A maioria dos cônjuges era solteira, com 91% entre os homens e 84% entre as mulheres. Divorciados(as) vieram em seguida, com 8% no caso dos homens e 14% entre as mulheres.

As regiões do interior do estado, incluindo Araçatuba, acompanharam esse movimento de crescimento nas uniões civis homoafetivas. Na região de São José do Rio Preto, que concentra municípios próximos como Araçatuba, a idade média ao casar entre pessoas do mesmo sexo está entre as menores do estado. Segundo a Seade, em 2024, essa foi uma das poucas regiões onde a idade média das mulheres superou a dos homens, com ambas as faixas etárias muito próximas.

Entre as regiões com maior número absoluto de casamentos entre pessoas do mesmo sexo estão a Região Metropolitana de São Paulo, seguida por Campinas e Baixada Santista. Essas áreas concentram grande parte da população do estado e também lideram em registros de união civil homoafetiva, o que reforça o papel das grandes cidades como polos de visibilidade e garantia de direitos da população LGBTQIA+.

A pesquisa também aponta uma leve queda na idade média ao casar para casais do mesmo sexo nos últimos anos. Em 2013, homens se casavam, em média, aos 38,6 anos e mulheres aos 36,2. Em 2024, as médias caíram para 36,0 e 34,1 anos, respectivamente.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários