EXPLORAÇÃO SEXUAL

Campanha contra abuso infantil é encerrada com panfletagem

Por Guilherme Renan | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Ação educativa no calçadão da Marechal Deodoro encerra campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Ação educativa no calçadão da Marechal Deodoro encerra campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Uma panfletagem educativa realizada na manhã deste sábado, 17, no calçadão da Rua Marechal Deodoro, região central de Araçatuba, marcou o encerramento da campanha municipal de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Cidadã, foi conduzida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A iniciativa integra as atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado neste domingo, 18, e teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da denúncia e da proteção da infância.

Durante a panfletagem, foram distribuídos materiais informativos que divulgavam os canais de denúncia, como o Disque 100 e o telefone do Conselho Tutelar de Araçatuba ((18) 3608-8499). A equipe do Creas também abordou pedestres para alertar sobre os sinais de abuso e destacar a responsabilidade coletiva no enfrentamento da violência sexual infantojuvenil.

Educação e conscientização

A programação da campanha contou ainda com atividades voltadas à educação e formação. Na sexta-feira, 16, alunos dos 1º e 2º anos da Emeb Cristiano Olsen assistiram à peça teatral “O segredo de Léo”, da Companhia Bom Humor, que trata de forma lúdica e acessível a importância de reconhecer e relatar situações de abuso.

Na sequência, a educadora em sexualidade e escritora Mônica Cristina Shoene Kaimen ministrou uma palestra para profissionais da rede de proteção de Araçatuba, abordando estratégias de prevenção e acolhimento a vítimas.
A coordenadora do Creas, Mariane Camila Silva dos Santos, ressaltou a relevância das ações. “Essas iniciativas são fundamentais para prevenir a violência e reforçar os canais de denúncia. A mobilização da sociedade é essencial para proteger nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

Continuidade das ações

Apesar do encerramento oficial da campanha, as ações de conscientização terão continuidade nas escolas da rede municipal. A partir de junho, todos os alunos do ensino fundamental assistirão à peça “O segredo de Léo”, e receberão o gibi educativo homônimo, com tiragem de cinco mil exemplares. O projeto é financiado pelo Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), por meio de recursos obtidos com a destinação de parte do imposto de renda.

Números preocupantes

De acordo com dados do Creas, Araçatuba registrou, em 2024, 245 casos de violação de direitos contra crianças e adolescentes. Desses, 38 foram relacionados a abuso sexual, a maioria em ambiente familiar o que representa 16% do total de violações.

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória do caso da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito anos, que em 1973 foi sequestrada, violentada e assassinada em Vitória (ES), crime que permanece como símbolo da luta contra a impunidade e a violência sexual infantojuvenil no Brasil.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários