ROMA

Lula pede paz na Ucrânia durante funeral do papa Francisco; VÍDEO

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução/Ricardo Stuckert
Lula afirmou que a guerra se arrasta “sem explicação” e reforçou o apelo por negociações de paz.
Lula afirmou que a guerra se arrasta “sem explicação” e reforçou o apelo por negociações de paz.

Em Roma, após a cerimônia de sepultamento do papa Francisco neste sábado (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a cobrar o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia. Em rápida coletiva antes de embarcar para o Brasil, Lula afirmou que a guerra se arrasta “sem explicação” e reforçou o apelo por negociações de paz, um tema que o papa defendia com veemência.

Leia mais: Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore

“É importante que se conversem para ver se encontram uma saída para essa guerra… porque essa guerra está ficando sem explicação. Ninguém consegue explicar e ninguém quer falar em paz”, disse Lula, destacando também a necessidade de diálogo para conflitos em outras regiões, como na Faixa de Gaza.

Enquanto o funeral acontecia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, realizaram uma reunião considerada "muito produtiva". Lula, no entanto, informou que não se encontrou com Trump durante o evento religioso.

O presidente brasileiro viajou à Itália acompanhado de autoridades como os presidentes da Câmara, Hugo Motta, do Senado, Davi Alcolumbre, e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.

O sepultamento de Francisco foi realizado na Basílica de Santa Maria Maggiore, escolhida pelo próprio pontífice como seu local de descanso eterno. A missa exequial foi celebrada na Praça de São Pedro e marcou o início do período de nove dias de luto na Igreja Católica, antes da abertura do Conclave para a escolha do novo papa.

*Com informações do Metrópoles

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários